A cantora Lidia Maria e o violonista Alex Ramon têm se dedicado a levar para a noite de Fortaleza a música cearense nascida nos anos de 1970. Nesse mês de agosto, eles realizarão a mini-temporada “Para Fagner e Ednardo”, uma maneira de reverenciar estes dois artistas que tanto inspiraram os dois músicos. As últimas apresentações acontecem dia 30 de agosto, às 19h, na Culinária da Van, e dia 1 de setembro, às 20h30, no Mahoia Hostel e Café. Sucessos como “Pavão Misterioso”, “Ingazeiras” e “Flora” de Ednardo; e “Noturno”, “Retrovisor” e “Canteiros” de Fagner estão no repertório, além do lado B e de produções mais recentes.
Na Culinária da Van, o show conta com versões mais aproximadas das gravações originais, para combinar com o tom regional do lugar. Já as apresentações no Mahoia buscam arranjos com novas roupagens, para entrar no clima moderno do ambiente. Sobre o projeto, Alex Ramon explica que música cearense dos anos de 1970 é uma forte influência tanto para ele quanto para Lidia Maria. “Iniciamos o contato com esse ainda na adolescência, momento importante na nossa formação musical. Logo essa influência se mostrou nos palcos, gravações e demais produções”, diz.
Ainda como parte do projeto “Para Fagner e Ednardo”, Lidia Maria e Alex Ramon também vão lançar, no próximo dia 31 de agosto, um clipe gravado no Consulado Café, no último dia 18 de agosto. No vídeo, feito em parceria com a Maré Alta Filmes, a dupla canta as músicas “Espumas ao Vento, sucesso de Fagner, de autoria de Accioly Neto, e Enquanto Engoma a Calça, de Ednardo em parceria com Climério. “São canções que traduzem a nossa admiração pelos dois cantores, que de alguma forma inspiraram, e inspiram, o nosso trabalho como artistas na cidade. Essa influência da música cearense sempre esteve presente entre a gente e, de alguma forma, também contam um pouco da nossa própria história”, afirma Lídia.
Fotos: Reprodução