Senta que o post é longo… Como vocês sabem, Taylor Swift ultimamente ganhou o apelido de Rainha das Tretas. Tudo porque ela meio que se envolvia em algumas rixas, briguinhas e provocações com diferentes pessoas. E claro que não demorou para que isso virasse assunto em todos os cantos.
O tempo foi passando e parece que ela cansou desse negócio de treta. Ou melhor, ela juntou suas rixas mais marcantes e decidiu exorcizar tudo no clipe de Look What You Made me Do. Se você prestar bem atenção, o vídeo é cheio de referências a várias fases de sua carreira e pequenas – ou grandes – tretas ligadas a elas. E a gente separou dez dessas referências às tretas da Taylor Swift para refrescar sua memória. Olha só:
1 – O caso de Nils Sjöberg e Calvin Harris
Calma, Calvin não traiu Taylor com ninguém chamado Nils. Acontece que ao compor This Is What You Came For com o DJ – que estourou na voz da cantora Rihanna – a cantora usou esse pseudônimo. E quando a música fez sucesso, ela jogou tudo no ventilador: disse que o ex era uma farsa e que ela quem havia composto a música. E no começo do clipe de Look vemos uma das lápides exatamente com o nome de Nils. Se a antiga Taylor está morta e enterrada, seus pseudônimos também estão!
2 – O processo contra o radialista
Das tretas da Taylor Swift, a gente diria que essa é a mais “do bem”. Isso porque se refere ao processo que ela moveu na justiça contra um radialista que a assediou, apalpando-a por baixo de sua saia durante uma apresentação. Pois bem, no clipe de Look a referência a este caso aparece na cena da banheira. Reparou que ela está coberta de diamantes, mas aparece apenas uma nota de um dólar? Pois bem, é que esse foi o valor que ela ganhou após vencer o processo.
3 – A eterna treta com a Katy Perry
Essa briga já se tornou tão midiática que é até difícil lembrar de como era a vida antes dela. Mas, que se há de fazer: todo mundo morre dizendo que as duas se odeiam. Katy já falou, falou sobre o assunto para dizer que não há nada de mais – e não disse nada. E Taylor simplesmente não fala no assunto. Mas no clipe, ela aparece com um look que lembra muito Katy, ao lado de um tigre de pelúcia. Seria o tigre de Roar? Taylor ainda está segurando um Emmy, prêmio que Katy nunca ganhou. E na sequência, há um acidente de carro muito parecido com o que acontece no clipe de Unconditionally, de Katy. Haja treta e referência!!!
4 – A briga com as plataformas de streaming
Taylor Swift sempre questionou a porcentagem que as plataformas de streaming – como a Apple Music, o Spotify, o Deezer e afins – levam dos artistas. E um belo dia resolveu se rebelar contra isso! Ela chegou a retirar seu catálogo por completo de algumas dessas empresas. E no clipe de Look, adivinhem? Ela também faz referência a isso, na sequência em que ela aparece assaltando exatamente uma empresa de streaming.
5 – A história do squad
Quando estava no auge da turnê em 2015/2016, Taylor estava sempre nas manchetes. E junto dela estavam suas amigas conhecidas como seu squad, ou seja, seu esquadrão. Esse grupo foi duramente criticado uma vez que todas as BFFs de Taylor eram modelos, altas, magras, lindas, brancas e talz. A falta de diversidade e a justificativa de que essa amizade era falsa ganhou referência como o exército de modelos em Look.
6 – A relação de Taylor com os jornalistas
Muitos profissionais da imprensa diziam que, se você sempre falasse bem de Taylor, ela lhe trataria muito bem. Em 2015, um jornalista do The Sunday Times escreveu um texto no qual falava dessa relação da cantora com a imprensa. Ele falou que, enquanto era só elogios para a cantora, viveu o melhor momento de sua carreira. Porém, quando criticou um dos shows dela, foi imediatamente cortado pela cantora. Não foi mais chamado para eventos oficiais, foi ignorado por outros jornalistas e ficou de fora das coberturas dos lançamentos da cantora. Na sequência em que ela faz exigências para seus empregados, Taylor faz referência a essa questão dela ser chamada de mandona pela mídia.
7 – Taylor e seus ex-namorados
Os relacionamentos de Taylor sempre estiveram na mídia. A cantora acabou ganhando fama de se relacionar com todos os homens que conhecia e escrever músicas sobre isso, afetando negativamente a imagem deles. Alguns – como John Mayer – alegam que sequer tiveram um relacionamento com a cantora e que ela fantasiava demais. O fato é que para cada ex, há uma série de tretas de Taylor Swift. No clipe, vemos referência a isso na cena dos dançarinos. Para começar, eles estão com uma blusa com os dizeres “I <3 TS”. Lembram da camiseta usada por Tom Hiddleston na praia, quando namorava a cantora? E vocês repararam que são oito dançarinos? Dizem que cada um representa um ex da cantora: Connor Kennedy, Taylor Lautner, Joe Jonas, John Mayer, Jake Gyllenhaal, Harry Styles, Calvin Harris e Tom Hiddleston.
8 – A briga feia de Taylor e Kanye West
Taylor e Kanye sempre tiveram uma relação controversa. Às vezes se davam muito bem e às vezes a briga era feia. Quando o rapper lançou a música e o clipe de Famous a coisa entre os dois queimou de vez. Isso porque na música ele canta que “Eu acho que eu e Taylor devíamos fazer sexo. Por quê? Eu fiz essa vadia famosa”. E no clipe, aparece uma sósia de Taylor nua, deitada ao lado dele. Pois bem, em Look, Taylor faz uma sutil referência a esse episódio. Quando ela atende uma ligação de alguém procurando a antiga versão dela, ela responde que não será possível. “Ela não pode atender agora. Por quê? Porque ela está morta”. A construção frasal é feita seguindo o mesmo modelo do verso de Kanye West.
9 e 10 – Taylor Swift versus Imprensa versus Ela Mesma
Juntamos os dois últimos tópicos para o texto não ficar grande demais. Isso porque, no final do clipe de Look vemos as várias Taylors dialogando entre si. Pois bem, aqui ela faz várias referências a varias tretas que ocorreram em diferentes fases de sua carreira. A gente organizou aqui os dizeres para você não perder nada (nenhuma treta e nenhuma referência):
- A Taylor Zumbi fala para a Taylor novinha “Pare de fazer essa cara de surpresa, é tão irritante”. Referência ao fatos dos críticos de Taylor afirmarem que as expressões que ela fazia ao receber suas premiações era puro teatro.
- A Taylor atual fala “O que há com essa vadia?”, e o Taylor Zumbi responde “Não me chame assim”. Novamente uma referência à Kanye West e sua canção Famous.
- A Taylor motoqueira fala “Lá vai ela bancar a vítima de novo”. Claramente uma referência às críticas de que Taylor é a boazinha em todas as tretas que já se meteu.
- Uma Taylor pergunta “O que você está fazendo?” para a Taylor Katy Perry. E ela responde “Juntando provas. Vou editar isso depois”. Aqui a referência é à ligação telefônica de Taylor Swift para Kanye West, na época de Famous. A conversa foi gravada por Kim Kardashian e publicada no SnapChat.
- “Eu gostaria de ser excluída dessa narrativa”, diz a Taylor com o vestido do VMA de 2009. Essa frase foi dita por Taylor Swift após a polêmica da ligação de Kanye West.
Ufa! Sim, são muitas as tretas da Taylor Swift, mas a gente gosta muito dela! Só esperamos que ela não apareça… Sei lá, morta em algum Pátio nos próximos clipes só porque fizemos posts sobre ela! hehehehe
Fotos e vídeo: Reprodução