Com a pipoca na mão, deitada no seu quarto, assistindo o episódio da sua séria predileta, bem na cena mais esperada. Subitamente, o som para, a imagem paralisa e você se depara com a sua internet te abandonando em um dos momentos mais especiais da sua vida. Poxa, logo agora!
E é nesse momento que a equipe Hype entra em ação para te salvar. hahah! O Pátio compartilha com você, três super truques bem práticos que poderão melhorar o sinal daquele cômodo da sua casa, que simplesmente não carrega nenhuma foto, ou no qual o sinal nem aparece na tela do seu notebook, celular ou tablet.
Afinal de contas, o Wi-fi veio para facilitar as nossas vidas, certo? E para deixá-lo ainda melhor, aqui vão algumas dicas para resolver esses pequenos problemas que podem surgir a qualquer instante. Se liga aí!
1.Extensor de Sinal
Você sabia que o local ou posição em que o seu roteador está na sua casa pode interferir na forma como o sinal é propagado? Pois é, se ele está, por exemplo, colado na sua parede ou em algum cantinho da casa, o sinal pode ir mais para fora do que para dentro de casa. Resultando então, em cômodos sem sinal com excelência.
Quer saber qual a solução? Bom, o sinal das antenas comuns são espalhados por meio de uma esfera, ou seja, um centro como emissor. Assim, eles atendem o maior número de pessoas possíveis, sem se preocupar com a direção ou alinhamento do sinal e dispositivo usados. E para que você possa fazer o mesmo com a antena do seu roteador, você terá que construir um direcionador para encaixá-lo na antena do aparelho. É só assistir o vídeo acima, o modelo é o windsurfer, e ficar despreocupado, pois eles são 100% seguros e não interferem no funcionamento do equipamento.
Para ter um alcance maior você também pode construir com antena de TV via satélite, ou uma antena super direcional para áreas externas.
2.Verifique as configurações ocultas do seu roteador
O primeiro, e muitas vezes único passo, que os usuários fazem ao instalarem um roteador em casa é alterar a senha e nome do aparelho, mas poucos sabem que aquela checagem nas configurações pode fazer toda a diferença.
Se você perceber na caixa do seu aparelhinho está escrito, 2.4 Ghz, essa numeração é a frequência que o roteador opera seu sinal. Para ser mais claro, são 2400 à 2500 Mhz e essa diferença de 100 Mhz é dividida em 14 canais, cada um com 20 mhz de alteração total e uma antena só trabalha com um canal de cada vez. Tudo certo até aí, Ok?
Porém existem alguns casos em que, diversos aparelhos operam em um mesmo canal, no caso os roteadores dos seus vizinhos e podem afetar todos os sinais do local, no Wi-fi de todos e é nesse momento que o roteador não consegue fazer a regulagem sozinho. Então vamos lá para o passo a passo:
O WiFi Analyzer (Android) é um dos diversos softwares para fazer esta manutenção. Comece verificando qual é o canal mais vazio, entre nas configurações do seu roteador e defina a faixa de operação para 1, 6 ou 11. São os mais recomendados, por estarem no meio e nas pontas do espectro e não prejudicarem os canais entre eles.
3.Reforce seu roteador com um software customizado
O software mais popular é o DD-WRT, tem como base o sistema operacional Linux e é open-source (código fonte disponibilizado e licenciado com uma licença de código aberto), é de fácil acesso, otimizado e com funções, que na maioria das vezes, estão disponíveis apenas em dispositivos mais caros. Porém o seu roteador precisará ser compatível com esse sistema, se você tiver sorte a instalação será simples e se não, a dica é investir em um novo roteador. Assim como um computador, você pode otimizar seu roteador comprando ferramentas melhores, basta dar uma pesquisada.
Vivendo e aprendendo, não é mesmo? Quem poderia imaginar que esses três truques podem fazer a diferença na sua conexão? Mas agora que o Pátio Hype te ajudou nessa missão, é só colocar em prática e aproveitar a internet, sem interrupções, na maratona de séries. hahah!
Fotos: Reprodução