Secult participa do Festival Nordestino de Teatro

Cultura|Teatro

Com o tema “Para Além do Papel”, o Festival Nordestino de Teatro movimentou a cidade de Guaramiranga com 35 espetáculos, divididos em cinco mostras nos mais diversos espaços cênicos da cidade. Nestes 24 anos, o FNT vem se consolidando com o mais importante festival de teatro no cenário nordestino, aliando educação, arte e cultura como fonte gestora de desenvolvimento. E a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), promoveu dentro da programação  o Encontro da Comissão de Coordenação Estadual do Sistema Estadual de Teatros/SET-CE e o Encontro Cultura e Pensamento.

O espetáculo “O Galo” do Grupo Oco Teatro Laboratório (BA), inspirado na obra “Ninguém Escreve ao Coronel”, de Gabriel García Márquez, foi eleito de acordo com o júri popular com o melhor espetáculo do FNT. Para o diretor Luis Alonso “estar neste festival e ter esse reconhecimento do público, é para nós motivo de grande emoção. Este espetáculo foi feito com muito amor e muita entrega dos nossos atores, este reconhecimento é do trabalho deles e de toda a nossa equipe.”

Encerrando a programação o ator João Miguel apresentou “Bispo”, um espetáculo solo sobre o artista visual, Artur Bispo do Rosário . Em 2001, o solo, inspirado na vida, nas palavras e na obra de Arthur Bispo do Rosário, foi o grande vencedor do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, quando ainda era competitivo, e em muitos outros festivais no país. E fechando a noite o público se divertiu e se despediu do festival ao som irreverente e saudosista da banda Os Transacionais.

Para a secretaria adjunta da Cultura, Suzete Nunes, nestes 24 anos de atividades, o festival é a tradução de uma construção de políticas públicas voltadas para cultura que vendo sendo desenvolvida no município por muitas mãos. “E a mão que iniciou este processo é a mão da sociedade civil, aqui traduzida pela Água – Associação dos Amigos e da Arte de Guaramiranga. E nós, enquanto Secretaria, nos sentimos felizes em apoiarmos esta iniciativa que só tem contribuído para o desenvolvimento cultural do município.” pontuou.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter