Que It – A Coisa chegou as cinemas arrastando multidões, isso não é mais nenhuma novidade. O longa já é a quinta maior bilheteria de todos os tempos de filmes de terror classificados como Rated R nos EUA, ou seja, que contém restrições por apresentar cenas de sexo, drogas ou violência. No topo dessa lista – e com folga! – temos O Exorcista, para vocês terem uma ideia.
Pois bem, voltando… Um dos principais motivos para o sucesso do longa é a caracterização e a interpretação de Pennywise, o palhaço dançarino. Ele é o responsável por causar tanto medo nos personagens e na gente. Por trás de Pennywise está o ator sueco, Bill Skarsgård, um tanto desconhecido até agora. Um dos aspectos mais marcantes do personagem de Bill é justamente seu olhar e seu sorriso. E nesses dois detalhes, o ator tem segredinhos que o deixam assustador, mesmo sem a maquiagem do palhaço…
Vamos começar pelo sorriso absolutamente diabólico de Pennywise. Em uma entrevista com o apresentador Conan O’Brien, Bill conta que, quando era criança, seu irmão mais velho fazia um sorriso com lábios assim pontudos. Um belo dia, ele descobriu que também conseguia fazer o mesmo. O resultado? Um sorriso que não precisa de maquiagem alguma para ser assustador!
No vídeo ele ainda conta que costumava assustar seu irmão menor cobrindo a cabeça com uma camiseta e deixando apenas os olhos e a boca de fora. Então, ele fazia o tal sorriso e o perseguia pela casa. Ai gente, que maldade!
Mas tem mais! Repare na cena abaixo:
Percebeu que um dos olhos de Pennywise está olhando para o personagem enquanto o outro olho está voltado para o público? Pois bem, isso não se trata de um efeito especial! Durante as filmagens o, o diretor do filme queria que sempre que possível, Pennywise olhasse não apenas para os demais personagens, mas também para o público. Isso para que ele ficasse ainda mais assustador. E para isso, ele pensava em usar efeitos especiais no olhar de Bill.
Porém o ator disse que não seria necessário. Pois é, ele consegue controlar os olhos e ficar com um olho voltado para um lado e o outro, para outro. Gente, não sabemos o que é mais assustador: o próprio Pennywise ou essas habilidades esquisitas de Bill…
Fotos e vídeo: Reprodução