Após superar medos, homem cavalga mais de 16 mil quilômetros

Hypeando|Inspiração da Semana

Até onde você iria para realizar um sonho? Quão longe você iria por uma lembrança do passado? Para o jornalista, escritor e apaixonado por cavalos desde pequeno, Filipe Masetti Leite, conseguir conquistar realizar o dele, foram necessários dois anos e 16 mil quilômetros passando por 10 países. E por que não, dizer que ele também teve que superar alguns medos?

Sim, o brasileiro saiu de Calgary, no Canadá, e foi até Barretos, no interior de São Paulo, acompanhado de seus cavalos Frenchie, Bruiser e Dude. Ao longo de inúmeras histórias, Filipe sempre teve uma certeza: nada mais seria como antes ao fim dessa longa viagem.

O sonho de realizar essa jornada vem desde criança. Foi quando o brasileiro escutou do pai a história quase mítica do maior caubói de todos os tempos. Tratava-se de um homem que cavalgou da Argentina até Nova York para provar que os crioulos eram os cavalos mais resistentes do mundo.

As cenas dessa odisseia eram narradas de geração em geração na família de Filipe até que, já adulto, ele descobriu o homem real por trás de seu herói. O professor suíço Aime Tschiffely foi a lenda que realizou essa jornada na década de 1920. Inspirado pela ousadia e determinação de Tschiffely, Filipe nunca esqueceu o sonho de menino de fazer sua própria expedição.

Foi assim que, em 2012, após anos de preparação, ele precisou superar alguns medos e partir do Canadá, local em que morava, para Barretos, no Brasil. Chegando lá, ele foi recepcionado por uma plateia de 40 mil pessoas ao fim da viagem. Nesta longa aventura, Filipe e seus cavalos passaram por desertos, rios, estradas, temperaturas diversas, além de terem enfrentado muitas dificuldades, imprevistos e até mesmo o risco de morte.

Pensei em desistir todos os dias”, diz Filipe. Mas o garoto cheio de sonhos não desistiu. Determinado, passou por situações de risco como passar uma noite na casa de narcotraficantes na América Central e presenciar uma tentativa de assassinato bem ao seu lado. Enfrentou a seca e temperaturas altíssimas nos Estados Unidos e México. Depois, a neve. Passou fome e sede. Mas a determinação sempre prevaleceu.

A história de superação de Filipe virou um livro que busca inspirar as pessoas a irem atrás de seus sonhos. Haja coragem para enfrentar uma travessia assim, hein?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter