Câncer de Mama – Regras essenciais para a prevenção!

Comportamento|Mulher|Saúde

Ficar atenta aos sinais iniciais de qualquer tipo de doença é essencial para o tratamento, pois quanto mais cedo tratar, melhor. Porém mais favorável do que tratar cedo, é prevenir, certo?

E é por isso que os cientistas especialistas, do Fundo Mundial para Pesquisa do Câncer (WCRF, na sigla em inglês) e do Instituto Americano para Pesquisa do Câncer (AICR), estudaram e a partir de uma análise, de 119 pesquisas, as quatro recomendações elaboradas abaixo, para evitar o câncer de mama, surgiu.

O Pátio Hype conta para você, quais são essas recomendações, é só descer um pouco mais e conferir!

1.Atividade física intensa

Se você pratica alguma atividade física, já está reduzindo o risco de ter câncer de mama. Porém andar rápido, correr ou pedalar depressa de bicicleta o risco de ter a doença antes da menopausa diminui 17% e 10% depois. Após a menopausa, a caminhada e a hidroginástica oferecem benefícios quando os tumores nos seios aparecem. Levando em consideração que, se o tratamento tiver um bom planejamento, as pessoas que já tiveram o câncer de mama, tendem a ter menos chances de ter a doença novamente.

2.Peso adequado

Assim como a grande chance de obter problemas de saúde como a diabetes e os problemas no coração, a obesidade durante a vida e após a menopausa aumentam as chances do câncer de mama. Pois a concentração de gordura produz o estrogênio, ajudando no surgimentos dos tumores. E quando se trata de quem já possuiu o câncer de mama, é ainda mais cuidadoso, você pode estar verificando frequentemente se o seu peso está na estimativa recomendada, medindo a sua cintura. Que deve estar sempre abaixo dos 88 centímetros.

3.Reduza o consumo do álcool

Por mais que o vinho seja uma bebida recomendada para o bom estado do coração, ele não resulta em boas consequências quando se trata de tumores. Isso porque existem várias pesquisas que mostram a bebida entre as principais causas de tumores, principalmente quando de trata de mulheres. A cada taça o vinho oferece 14 gramas de álcool em 100 mililitros e são suficiente apenas 10 gramas de álcool diário para resultar em problemas no futuro. Pois fica concentrado principalmente na mama e no fígado, além de causar danos no DNA.

4.Mantenha a prática de uma dieta

Espinafre, brócolis, couve, cenoura e damasco são alguns dos alimentos ricos em carotenoides, assim como, frutas, verduras e grãos são em fibras e devem estar na sua alimentação diariamente, pois diminuem o risco do câncer de mama. Alimentos que possuam cálcio como, laticínios é essencial para o seu cardápio também. Apesar de não ser uma pesquisa definitiva, esses alimentos trazem uma série de benefícios para o seu organismo, então vale a pena tê-los na sua dieta e ainda excluir carnes vermelhas e processadas como, presunto e bacon.

Já afirmava o bom e velho ditado: “é melhor prevenir, do que remediar.” Então segue as dicas acima e vamos cuidar dessa saúde desde já!

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter