Os movimentos feministas e de defesa dos direitos das mulheres têm crescido em odo o mundo. Tanto que cada vez mais temos visto denúncias de abusos, assédios e afins. Mas mutias mulheres ainda ficam caladas diante de situações de assédio por não saberem o que fazer ou como reagir. Um dos casos mais recentes é a de Harvey Weinstein, famosos produtor de Hollywood alvo de uma série de denúncias de ter assediado diversas atrizes em Hollywood. Dentre as envolvidas estão nomes como a de Angelina Jolie, Kate Winslet, Cara Delenvigne. Ashley Judd e mais.
Com a finalidade de ampliar o debate acerca do tema e estimular que as mulheres denunciem, uma jovem cineasta chamada Sigal Avin, resolveu fazer uma série de vídeos sobre assédio. São diversos curtas que retratam os mais diferentes tipos de assédio sofrido por mulheres. Segundo ela, que aos 18 anos foi seriamente assediada, “Nossa esperança é que homens e mulheres assistam a isso”.
Infelizmente os vídeos estão todos em inglês, mas é perfeitamente possível entender as situações descritas. Difícil é assistir a todos esses vídeos sobre assédio sem sentir nenhum tipo de incômodo. Ou mesmo chegar ao fim de todos. Em cerca de três a cinco minutos, os vídeos da série The Harassment (Isso é Assédio, em inglês) trazem histórias como a de um médico que acaricia uma paciente sob pretexto de ensiná-la a fazer o autoexame – porém ela estava se queixando de uma simples dor de cabeça.
Atores e atrizes conhecidos se envolveram no projeto da cineasta. Dentre eles, podemos citar o ator David Schwimmer – que ficou famoso por interpretar o personagem Ross, em Friends –, além de Cynthia Nixon, Bobby Cannavale, Emmy Rossum e outros.
Todos os vídeos estão disponíveis na página do Facebook do projeto e merecem ser compartilhados para deixar claro que, atitudes como essa são, sim, assédio.
E é importante também para estimular que cada vez mais mulheres percam o medo e denunciem este tipo de situação.
Fotos e vídeos: Reprodução