CMFor celebra 20 anos da Defensoria Pública do Ceará

Acontece|Atualidades|Câmara Municipal de Fortaleza

Uma importante sessão solene aconteceu na tarde desta quinta-feira (19), na Câmara Municipal de Fortaleza. O propósito? Evidenciar, reconhecer e homenagear a atuação da Defensoria Pública do Estado Ceará, que esta ano comemora 20 anos de criação da instituição. Proposta pela vereadora Larissa Gaspar (PPL), a solenidade reforçou o papel da entidade na garantia dos direitos da população em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Com a missão de conferir o acesso à Justiça aos mais vulneráveis, assegurando direitos e conferindo mais cidadania e a transformação de vidas de milhares de cearenses, no dia 28 de abril de 1997 nascia a Defensoria Pública no Ceará. Atualmente, a Defensoria  possui mais de 600 mil atuações por ano, que vão desde a realização de audiências, atos, atendimentos, petições, relatórios, até inspeções e visitas a escolas e comunidades. Atualmente, a Defensoria Pública do Estado do Ceará é formada por 315 defensores públicos.

A Vereadora Larissa Gaspar aproveitou o momento para destacar a alegria doencontro e parabenizar pelo  trabalho da Defensoria Pública, reforçando ainda os problemas enfrentados pela sociedade brasileira no acesso aos direitos básicos. “Nós vivemos numa capital que é considerada pelos estudos da ONU como a quinta Capital mais desigual do mundo. É um desafio muito grande para a Defensoria Pública. O nosso país vive um momento grave de crise econômica, ética e moral e estima-se que chegaremos ao final do ano com 3,5 milhões de brasileiros vivendo em situação de extrema pobreza. Então aqui o nosso parabéns aos profissionais que se dedicam todos os dias a defender os direitos da população”, salientou a parlamentar.

Já o defensor público Leonardo Antônio de Moura Júnior, representando a instituição na solenidade, agradeceu o reconhecimento da Câmara Municipal ao trabalho que a Defensoria vem prestado na defesa dos direitos da população em situação de vulnerabilidade. “Na luz da conjuntura de conquistas, vislumbramos o aumento de nossa responsabilidade e uma reflexão sobre o uso de nossas prerrogativas. Viemos para proteger os direitos de quem pensava que não mais os tinham mais, a luta não é nosso nossa mais de todos que querem e almejam um Ceará mais justo e feliz”, evidenciou o defensor, reforçando o papel de todos que integram a Defensoria Pública.

Nós aqui do Hype aproveitamos para também parabenizar a Defensoria Pública do Ceará pelos 20 anos de trabalho e seguimos torcendo para que a atuação do orgão seja cada vez mais efetiva e mais sentida em todos os segmentos da sociedade cearense!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter