O segundo maior festival de dança do País e o maior do Norte e Nordeste. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude e da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SecultFor), com o apoio Institucional do Conselho Brasileiro da Dança (CBDD) e Conséil International de La Dance – Unesco, recebe o Festival Internacional de Dança de Fortaleza – Fendafor 17 – Mostra de Dança Rede Cuca. A atividade, que acontecerá entre os dias 7 e 11 de novembro, no Cuca Barra, Jangurussu e Mondubim, e é totalmente gratuita, contará com formações, mostras de dança, rodas de conversa, além da presença e participação de convidados cearenses e nacionais.
Serão ofertadas 12 turmas de cursos entre os turnos manhã e tarde na Rede Cuca, com professores de Fortaleza, Paraíba, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. Os cursos serão distribuídos em ballet clássico; ballet contemporâneo; dança afro brasileiro; jazz; danças urbanas e k-pop.Na Mostra de Dança se apresentarão diversos grupos e bailarinos inscritos, tanto de Fortaleza como de outros estados do Brasil, e convidados como os bailarinos Jhonnata Costa, de Belém, Arthur Oliveira, do Rio Grande do Norte, Gilbert D’ Assis, de Minas Gerais e Marcelo Fiúza, da Paraíba. Durante os três dias de espetáculo, serão realizadas apresentações de diversas linguagens da dança, do popular ao clássico e do amador ao profissional. Todas as modalidades e categorias, incluindo diversas escolas, grupos de dança e bailarinos independentes.
A parceria com a Prefeitura de Fortaleza visa fortalecer a dança como modalidade acadêmica na periferia da Cidade e oferecer a oportunidade à população que vive em situação de vulnerabilidade social, além de desenvolver novos talentos e realizar a troca de experiência entre os grupos participantes, bailarinos e companhias de dança de Fortaleza e outros Estados do Brasil, aliando sempre teoria e prática, formação e informação. Os interessados em se apresentar também poderão se inscrever pelo e-mail fendaforredecuca@gmail.com, até a próxima quarta-feira (08/11). Cada grupo poderá participar com até seis coreografias diferentes com apresentações em cada equipamento da Rede Cuca.
Fotos: Reprodução