As incríveis comunidades governadas por mulheres no mundo de hoje

Hype do Bem|Hype por Aí|Hypeando

Estamos na semana do Dia Internacional da Mulher e ainda há muito mais a ser conquistado do que celebrado. Isso porque hoje, mais do que nunca, muito se fala sobre patriarcado, as relações de poder dos homens e afins. Infelizmente, a representação feminina em posições de poder – como alto governo, por exemplo – ainda é bem pequena. Os nomes mais conhecidos de mulheres no governo, recentemente, ficaram por conta de Angela Merkel, primeira ministra alemã, Michelle Bachelet, ex-presidente do Chile e atual conselheira da ONU, e Theresa May, ex-primeira-ministra britânica. Porém, ainda hoje existem comunidades governadas por mulheres que funcionam de forma extraordinária.

São sociedades contemporâneas nas quais é o matriarcado impera. Nesses lugares, as mulheres não apenas comandam, como também são as responsáveis por importantes decisões, herdam as terras e cuidam da educação das crianças. E se você ainda tem o pensamento retrógrado de que mulheres não são boas no governo, conheça quatro dessas comunidades e surpreenda-se!

Nagovisi

comunidades governadas por mulheres

Os Nagovisi são um povo que vive em uma pequena ilha, localizada a oeste de Nova Guiné. As mulheres dessa comunidade são extremamente ligadas à liderança e ao comando de rituais. Mas talvez a grande surpresa seja o fato de que lá, o casamento não é institucionalizado. Ou seja, casamento e serviços domésticos estão no mesmo patamar de importância. Para ficar mais claro: se um homem e uma mulher têm um relacionamento sexual íntimo e ele ajudar a arrumar a casa, os dois são considerados casados. Simples assim!

Minangkabau

Aqui estamos falando simplesmente da maior sociedade matriarcal do mundo atualmente! Essa comunidade governada por mulheres fica localizada em Sumatra, na Indonésia, e conta com quatro milhões de habitantes. Para eles, as mães são as pessoas mais importantes, então todos os direitos de propriedade são transferidas sempre de mãe para filho. No casamento, as mulheres ganham um quarto só para elas e os maridos precisam levantar cedo para tomar o café da manhã na casa de suas mães. Os homens em Minangkabau assumem apenas as funções de liderança política e espiritual.

Akan

comunidades governadas por mulheres3

O povo Akan compõe boa parte da população de Gana. Eles vivem em uma sociedade que adota um sistema no qual toda e qualquer identidade, riqueza, herança e política são predeterminadas. Esse sistema foi fundado exclusivamente por mulheres. E, embora os homens exerçam papéis de liderança e poder, eles apenas conquistaram essas posições herdando-as de mães ou irmãs.

Mosuo

comunidades governadas por mulheres

Talvez essa seja uma das sociedades mais igualitárias do mundo. Os Mosuo vivem perto da fronteira do Tibete. Lá, o casamento também não é institucionalizado e as mulheres escolhem seus parceiros simplesmente caminhando até a casa deles. A propriedade é concedida à mulher e as crianças sempre levam o nome da mãe. Os casais nunca vivem juntos e pai tem participação ínfima na criação dos filhos. Muitas vezes sequer é reconhecido como tal.

No mínimo interessante ver essas experiências de comunidades governadas por mulheres e como as relações de gênero, de fato, não passam de meras definições socioculturais, não acham?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter