A capital cearense acaba de ganhar mais um ecoponto! O 38º Ecoponto da cidade, foi oficialmente entregue na manhã desta quinta-feira (09), em evento que contou com a participação do Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. O novo ecoponto está localizado bairro Parangaba (Regional IV). O novo equipamento tem como objetivo promover a limpeza urbana, por meio do estímulo à coleta seletiva. Durante a inauguração, o Prefeito e a secretária da Saúde, Joana Maciel, anunciaram que a região deve receber, em breve, a reforma de uma praça, um novo posto de saúde e duas Centrais de Medicamentos.
“Devemos chegar a 45 equipamentos do tipo até dezembro. A ideia é manter um em cada bairro. Cada Ecoponto desses acaba com dois ou três pontos de lixo do no entorno. Assim, podemos garantir mais limpeza e também mais educação e consciência em relação ao lixo”, afirmou Roberto Cláudio.
O gestor informou ainda a entrega da reforma da praça Jovem Jesus, que deve ocorrer até dezembro deste ano, além das inaugurações das Centrais de Medicamentos dos Terminais da Parangaba e Lagoa, também em 2017. Já a Secretária da Saúde anunciou que o bairro da Parangaba receberá um novo posto, previsto para 2018, atendendo demanda antiga da população.
Localizado na Alameda Oxóssi, esquina com a Rua Engenheiro José Henrique Frota, o novo Ecoponto oferece local adequado para o descarte correto de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de pneus, óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais.
João Pupo, secretário da Conservação e Serviços Públicos, compartilhou que, para estimular a população na realização da coleta seletiva e no uso do equipamento, os fortalezenses contam com o benefício do programa Recicla Fortaleza que possibilita desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único pela troca de resíduos recicláveis.
Moradora de região, Emilda de Freitas disse estar contente com o novo equipamento, afirmando que ele promove muitos benefícios à população da região. “Antigamente aqui era um lixo, cheio de entulhos, lugar para as pessoas usarem drogas e insegurança. Para nós, o Ecoponto é um benefício muito grande. Antes o matagal trazia ratos, baratas, era ruim também para nossa saúde. Agora temos onde colocar o lixo, os entulhos. Está mais seguro. Graças a Deus que fizeram esse equipamento aqui”, completou.
Em pleno funcionamento, Fortaleza já conta com outros 37 Ecopontos distribuídos nos bairros Centro, Barra do Ceará, Vila Velha, Carlito Pamplona, Pirambu, São João do Tauape, Varjota, Cidade 2000, Praia do Futuro, Vicente Pinzon, Guararapes, Jóquei Clube, Pici, Bairro de Fátima, Vila Peri, Serrinha, Damas, Conjunto Esperança, Conjunto Ceará, José Walter, Aracapé, Granja Portugal, Jardim Cearense, Mondubim, Edson Queiroz, Cidade dos Funcionários, Jangurussu, Parque Dois Irmãos, Messejana, São Bento, Sapiranga e Dias Macedo. Até o fim deste ano, a expectativa é que Fortaleza conte com esses equipamentos distribuídos pelos bairros de todas as Regionais.
Recicla Fortaleza
Para ter acesso aos benefícios do programa é simples. Basta que o fortalezense procure um dos Ecopontos mais próximos levando a conta da Enel ou o Bilhete Único para fazer o cadastro e receber o cartão Recicla Fortaleza. Daí, é separar os resíduos recicláveis e levá-los até o Ecoponto para pesagem, lembrando de armazená-los sem sobra de alimentos ou produtos para não atrair insetos e gerar mau cheiro. No Ecoponto, o cidadão confere a tabela de valores dos resíduos recicláveis, pois o crédito será calculado de acordo o peso e os tipos de materiais, levando em consideração o mercado.
Fotos: Reprodução