Um gesto rápido e solidário. Já pensou que presente de natal? É nesta perspectiva que o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), realiza entre os dias 14 e 21 de dezembro, a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. O intuito do Centro, é esclarecer e incentivar a doação e à captação de doadores. Quanto maior o número de pessoas que se disponham a doar, maiores serão as chances de quem está na fila de espera por um transplante. Hoje o número de cadastros no Hemoce é de cerca de 40 por dia, a meta da campanha é dobrar o número.
O banco de cadastros do Hemoce, possui hoje, mais de 102 mil pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Segundo dados do Centro de Transplante de Medula, secretaria vinculada ao Instituto Nacional de Câncer (Inca), até janeiro deste ano, o Ceará estava na 7ª posição do ranking de cadastros entre todos os estados brasileiros. O Estado consegue atingir uma média de mil cadastros mensais e de um doador compatível por mês. Então não vamos perder tempo, é hora de mobilizar os amigos, parentes colegas de trabalho para ir até um dos postos de coleta e se cadastrar.
Como ser um doador?
- Para doar é preciso ter entre 18 e 55 anos;
- Nunca ter tido um câncer nem Doença Sexualmente Transmissível (DST);
- Apresentar um documento de identidade e comprovante de endereço;
- No momento do registro, o doador precisa assinar um termo de consentimento, sendo então coletada uma amostra de 10ml de sangue
- Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil.
O que é o Redome?
Criado, em 2000, o Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME), instalado no Instituto Nacional de Câncer (INCA), é um banco de dados que reuni as informações (nome, endereço, resultados de exames, características genéticas) de pessoas que se dispõem a doar medula para o transplante. Quando não há um doador aparentado (um irmão ou outro parente próximo, geralmente um dos pais), a solução para o transplante de medula é procurar um doador compatível entre os grupos étnicos (brancos, negros amarelos etc.) semelhantes, mas não aparentados. Desta forma, com as informações do receptor, que não disponha de doador aparentado, busca-se no REDOME um doador cadastrado que seja compatível com ele e, se encontrado, articula-se a doação.
Serviço / Onde doar
15.12 (5ª- feira): Igreja Universal (Av. Tristão Gonçalves, 613 Centro) / 8h às 16h
16.12 (6ª – feira): Igreja Universal (Av. Tristão Gonçalves, 613 – Centro) / 8h às 16h
19.12 (2ª – feira): Amil (Av. Barão de Studart,2090 – Aldeota) / 9h às 16h
20.12 (3ª – feira): IFCE (Av. 13 de maio, 2081 – Benfica) / 9h às 15h
20.12 (3ª – feira): IFCE (Av. 13 de maio, 2081 – Benfica) / 159h às 20h
21.12 (4ª – feira): Praça do Ferreira (em frente à Caixa Econômica Federal) / 8h às16
Foto: Reprodução