O Ministério da Saúde e as indústrias alimentícias brasileiras assinaram um acordo visando diminuir o teor de sódio dos alimentos industrializados. O sódio é um vilão presente em muitos alimentos – principalmente nos alimentos industrializados – que tem o poder de elevar a pressão arterial.
Para mantermos a pressão arterial sob controle, dentre outras medidas, devemos diminuir a ingestão de sal de cozinha (que contém sódio) e criarmos o hábito de ler o rótulo dos produtos industrializados para verificar o teor de sódio presente. O brasileiro consome mais do que o dobro da quantidade diária de sal recomendada pela Organização Mundial da Saúde.
Para a parcela da população que possui o hábito de consumir produtos industrializados, esse acordo entre o Ministério da Saúde e indústria alimentícia, certamente ajudará no controle da hipertensão arterial.
Produtos que sofrerão redução no teor de sódio
- Pão francês – deve ter 10% de redução
- Maionese – 33% de redução.
- Bolos prontos e biscoitos – 56% de redução.
- Batata frita e batata palha, salgadinhos de milho e mistura para bolo – de 17% a 60% de redução.
A redução também já foi acertada para macarrão instantâneo, pão de forma e bisnaguinhas. A medida deve entrar em vigor até 2014 para alguns produtos e 2016 para outros.
Penalidades
Segundo o acordo, as indústrias que não reduzirem o teor de sódio nos seus produtos, não serão multadas. Porém, não poderão divulgar nas embalagens que os produtos que vendem são mais saudáveis.
Fotos: Reprodução.