Saiba quais são as dicas de psicólogos para parar de adiar suas tarefas!

Comportamento|Dicas|Saúde

Há um mês atrás, você recebeu a tarefa de entregar um relatório ou vai realizar uma prova. São quatro semanas inteiras para você dividir essa atividade em etapas e fazer com calma, sem se sentir sobrecarregado. Porém, o que você faz? Nada!

Exatamente, prefere usar o tempo livre do mês inteiro para assistir os episódios atrasados da sua série ou simplesmente não fazer nada. Ou seja, a sua escolha foi procrastinar. Por essa razão, o Pátio Hype, por meio de psicólogos, esclarece as consequências e os motivos da procrastinação.

Se uma das suas metas para esse ano é evitar adiar as suas responsabilidades, desliza para baixo que a equipe Hype te ajuda.

1.Por que você procrastina?

De acordo com os especialistas, o costume de adiar as suas tarefas acontece, porquê você não gosta daquela tarefa, não se sente apto para realizá-la bem, não está acostumado a trabalhar sob pressão, supervaloriza suas forças e o fato de estar sempre sobrecarregado, quando aparece um tempinho livre, você prefere não fazer nada. Ao adiar suas responsabilidades, você perde o foco dos seus objetivos, a compreensão do fato e a confiança em si mesmo. Além de afetar a sua reputação profissional, amizades e contas acumuladas.

2.Consequências

Dianne Tice e Roy Baumeister são psicólogos norte-americanos que ressaltam, as consequências de adiar as suas atividades podem resultar em depressão, baixa auto estima, ansiedade, estresse e expectativas falsas. Está na hora de deixar esse hábito de lado, não é mesmo?

3.Sistematize suas tarefas

Comece estabelecendo datas para cada etapa do trabalho, fale com um amigo ou companheiro que possa lhe aconselhar, faça intervalos entre seus estudos ou trabalhos. Sabe o seu celular? Elimine-o enquanto você está realizando as tarefas, inclusive, tudo que possa lhe distrair. Mantenha uma alimentação saudável, pratique pelo menos 30 minutos de atividades físicas e não esqueça de se manter motivado, certo? A motivação é fundamental, pergunte-se: “por que estou fazendo isso?'”. E você logo perceberá as vantagens, combinado?

4.O contraponto

Os itens listados acima estimulam a atividade mental, como a prática de exercícios físicos e a alimentação saudável. E se você impulsiona a sua saúde mental, logo você está indo pelo caminho contrário da procrastinação. Ao se manter focado nas suas metas, a sua confiança e fé tende a aumentar e quando você menos percebe, estará curtindo a vida tranquilo e organizado. Os bons resultados irão vir, basta manter a concentração.

Pronto para deixar esse hábito de lado para sempre? Não esquece de compartilhar com o Pátio Hype a sua opinião logo abaixo, hein?!

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter