Com o sucesso de autores como o sueco Stieg Larsson, que escreveu a trilogia Millennium, e o norueguês Jo Nesbø, autor de O Boneco de Neve, muita gente passou a ter curiosidade em conhecer as belas paisagens escandinavas. A difusão do estilo de vida dos países dessa região pouco conhecida do mundo. Quem nunca viu algum artigo sobre o jeito de se vestir das mulheres escandinavas?
Pois bem, a autora brasileira Zia Stuhaug, que vive com o esposo norueguês e o filho há dez anos no oeste da Noruega, nos ajudou com uma série de curiosidades sobre os países escandinavos. Zia é a autora de Anjo Russo, um livro que mistura crime e os cenários escandinavos. Para começar, muita gente pensa que a Escandinávia é formada por cinco países, mas você sabia que são apenas três? Noruega, Suécia e Dinamarca.
O termo sofre ambiguidade por causa dos países nórdicos, que são formados pela Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia e Islândia, incluindo seus territórios associados (Groenlândia, Ilhas Feroe ou Faroé e Alanda). Estes países integram o Conselho Nórdico, mas é muito comum serem citados como sendo a Escandinávia. Comum, inclusive, haver bastante dúvida sobre onde fica a Lapônia – isso mesmo, a terra do Papai Noel – e se essa região faz parte da Escandinávia.
A Lapônia é uma região que abrange o território de quatro países: Noruega, Suécia, Finlândia e Federaçaão Russa (Península de Kola). E ela corresponde à região em que habitam os Samis, índios europeus, mais conhecidos por lapões.
Noruega
Praticamente todas as casas têm máquinas de lavar louça. Isto porque, na Noruega, não existe auxiliar para serviços domésticos; então, as tarefas são divididas entre os moradores da casa. Lá, é preciso tirar o sapato para entrar em casa, tanto moradores como visitantes. Nos meses mais quentes, o sol não se põe no norte do país. É o famoso sol da meia-noite.
Come-se muita batata nas refeições quentes na Noruega, e o detalhe é que elas são cozidas com casca e levadas à mesa. E cada um tem que descascar sua própria batata. Ah, nunca esqueça: a pontualidade é bastante apreciada na Noruega! Detalhe: há uma disputa sobre a verdadeira origem do Papai Noel com a Lapônia Finlandesa, e a Noruega afirma que o bom velhinho nasceu em suas terras.
Suécia
Os suecos são bastante cordiais e simpáticos, embora sejam formais, pontuais e mantenham uma distância física considerável durante conversas. Na Suécia não é comum tocar na pessoa enquanto se conversa com ela. Beijos são considerados intimidade privada e inapropriados em público. Inclusive, nada de dar dois beijinhos ao conhecer ou se despedir de alguém. Visitas somente com hora marcada, ou seja, nada de surpresas! E o skål, o brinde sueco, sempre é feito com as pessoas que estão brindando se olhando nos olhos.
Dinamarca
O país é famoso por sua arquitetura e design, pioneira em tecnologia de energia eólica e líder da indústria farmacêutica, mas sabiam que lá também é a terra de Ole Kirk Christiansen, o inventor do Lego? Os dinamarqueses têm o hábito – um pouco estranho para nós – de deixar os bebês do lado de fora dos cafés. Segundo eles, isso é para treinar a criança a respirar o ar frio. Quem não conhece a cultura dinamarquesa fica apavorado quando vê a cena pela primeira vez.
Ah, eles adoram pedalar. Copenhague é conhecida como o paraíso do ciclismo urbano. Cerca de 50% da população dinamarquesa utiliza a bicicleta para se locomover.
Mas, gente… Deixar as crianças na rua!? Realmente é uma cultura para lá de diferente da nossa, hein?
Fotos: Reprodução