Carnaval chegando e todo mundo só pensa no melhor jeito de aproveitar o feriado prolongado. E para quem curte uma folia da boa, um dos primeiros destinos que vem à mente, sem dúvidas, é a Bahia. Considerado um dos maiores espetáculos da Terra, é na Bahia que o Carnaval brasileiro tem um de seus destinos mais plurais.
Mas para quem pensa que Carnaval na Bahia é sinônimo de festa e trio elétrico apenas em Salvador – capital do Esado – está muito enganado! Os viajantes que escolhem o estado do Nordeste procuram não só a folia das micaretas, mas também o descanso em belas praias e resorts. E, em fevereiro, que tal mudar um pouco o foco? Conheça dois destinos baianos que se destacam neste período: Imbassaí e Ilhéus.
Vamos começar pela beleza literária de Ilhéus. A pouco mais de 300km da capital da Bahia, Salvador, está a conhecida como “Princesinha do Sul”. O apelido se deve à sua localização no litoral sul baiano.
A cidade com maior extensão de praia do Estado (100 quilômetros, no total) possui uma beleza exuberante que encanta os olhos. Foi lá também que as histórias das obras consagradas de Jorge Amado, como Gabriela Cravo e Canela, Tieta do Agreste e Capitães da Areia, tiveram seus cenários.
Isso sem contar na culinária regada de pratos típicos e muito cacau, que conquista o paladar. Ilhéus é apaixonante e fascina todos os sentidos. Com verão o ano todo, Ilhéus é o destino certo, tanto para quem busca sossego, como para quem busca diversão e atrações turísticas.
Depois, o destino para curtir o Carnaval na Bahia é Imbassaí. Localizado no município de São João da Mata, a 70 km de Salvador, lá é um lugar para descansar. A vila de Imbassaí é um convite para quem busca paz mesmo na hora de cair na folia.
Com pouco menos de mil habitantes, é lá que você consegue ver o encontro do rio Imbassaí com o mar. Para chegar à praia, vale pegar uma jangada até a foz do rio, passeio que não sai mais do que R$ 4 por pessoa. Se ficar de olho na maré, ainda é viável ir até lá caminhando ou de bike.
Outro ponto de parada é o Instituto Imbassaí. A ONG Foi criada em 2005. Ela tem um importante papel mediador das relações entre as comunidades e os empreendimentos turísticos da chamada Linha Verde. Com isso, ela amplia o seu universo de atuação na implantação das ações de responsabilidade socioambiental.
Folia, cultura, belezas naturais e comida boa… Tem coisa melhor do que passar o Carnaval na Bahia?
Fotos: Reprodução/Trilhas e Aventuras