Programação do HIP HOP GERA no Teatro Carlos Câmara

Agenda Cultural|Cultura

Quem gosta de dança e música tem programação garantida no Teatro Carlos Câmara! O TCC  será palco do HIP HOP GERA, evento aberto para saraus e para batalhas nas mais diversas linguagens desse estilo, além de shows musicais.

Abrindo a primeira sexta feira (2/2), a Roda de conversa “Mulheres Lideranças da Periferia” contou com a presença de mulheres de diversos bairros de Fortaleza e também de homens que se encantaram com as histórias de lutas e se permitiram conhecer um pouco do universo feminino inserido dentro do contexto de movimentos nas comunidades. O público também conferiu o show do grupo Traxxxer e DJef.

No dia 16/2, entra em cena a Oficina de Beat Rima, com a Escola de Beat e Rima Produtos do Morro. A oficina destina-se a formação técnica de jovens e adultos interessados em aprender sobre o universo da produção musical de rap, através do FL Studio, uma poderosa estação de trabalho de áudio digital. O facilitador, Erivan Produtos do Morro, é um rapper e produtor musical cearense, fundador do primeiro estúdio especializado em rap no Estado, onde já gravou mais de 500 músicas e produziu cerca de 50 CDs, entre eles a coletânea “Feito no Ceará”, que reuniu músicas inéditas de 40 grupos do Ceará, São Paulo e Brasília.

Já na programação musical do dia 16/2 acontece com o grupo Além da Subversão, uma dupla composta pelos artistas de rua Ulisses Maia e Gabriel Peixe. Eles cantam e encantam com o rap/poesia e costumam se apresentar nos coletivos de Fortaleza. A dupla mescla os gêneros musicais samba, coco, embolada e rap, trazendo em suas letras muito amor por suas quebradas e uma visão revolucionária. Para fechar a noite, o DJ que já residente da programação de Hip Hop: DJEF.

Na última sexta feira (23/2) é a vez da Oficina “O Rap como ferramenta dialógica na construção das relações educando(a) e educador(a) e no enfrentamento das discriminações cotidianas”, ministrada por Dextape Emece (Juazeiro do Norte), que também fará parte da programação musical. O objetivo da oficina é apresentar o rap como ferramenta para manutenção dos diálogos e aproximação de indivíduos principalmente nos processos de ensino aprendizagem. entendo o rap como potencial criativo e produtor potencializador de novas narrativas. Dextape é um MC da região do Cariri. Um artista/ativista focado na valorização da música e na experimentação de novos conceitos. Suas músicas dialogam com a realidade das juventudes do país de forma crítica e divertida, mas sem perder seu caráter de denuncia social. Seu estilo musical viaja entre as linhas de Ariano Suassuna e as batidas do Jay-Z.

Na mesma sexta-feira, a programação tem continuidade com o show com este Dextape e com a Performance “A Chapa é Quente”, com o grupo D’Sul Crew. A coreografia “A CHAPA É QUENTE” busca mostrar os conflitos que a periferia vem sofrendo, o racismo, violência policial e a violência de outros confrontos. Nesta coreografia são utilizados elementos das danças urbanas, house, hip hop dance, contemporâneo e funk.

 

Para além das apresentações, outras formas de ocupação contribuirão para o desenvolvimento das atividades, tais como feiras que impulsionam a economia criativa e o empreendedorismo, bem como debates, rodas de conversas e outros tipos de formações nas áreas técnicas de som, luz e produção, voltados para a profissionalização dos agentes integrantes de coletivos da periferia. Vale conferir!

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter