Em um mundo onde a rotina de todos é cada vez mais corrida e a tecnologia cada dia mais abundante, os chamados aplicativos são de grande ajuda para quem busca praticidade. Prova disso é que, aqui em Fortaleza, o aplicativo “AMC Móvel”, gerenciado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, já cadastrou mais de 6 mil usuários em seu primeiro mês de funcionamento. No total, foram realizados 6.635 downloads, sendo 5.254 pelo sistema operacional Android e 1.381 pelo iOS. A medida aproxima o órgão da população e facilita os serviços, promovendo uma resolutividade mais rápida.
Por meio da plataforma, os usuários podem registrar acidentes sem vítimas, consultar dados referentes aos investimentos no trânsito, além de recorrer de uma multa ou verificar se o seu veículo foi rebocado em operações cotidianas desenvolvidas pelo órgão. Fortaleza é a primeira Capital a utilizar um aplicativo que atende a todas essas demandas.
Um dos principais serviços disponíveis é o Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado de Fortaleza (BATEU). Após ter o seu veículo envolvido em um acidente sem vítima, o condutor deve baixar o aplicativo. Em seguida, cadastrar seus dados e preencher o passo a passo do procedimento, informando um breve relato da ocorrência e anexando as imagens necessárias retiradas no momento da colisão. Ao preencher as informações exigidas, a via deve ser desobstruída imediatamente.
Uma vez instalado o aplicativo, o usuário terá a opção de preencher as informações no modo offline, a fim de que sejam enviadas no momento em que o dispositivo conectar-se à internet. Quem desejar registrar o acidente posteriormente, deve fazer em um prazo de até 30 dias após a colisão pelo site centralamc.com.br.
De acordo com a Portaria 306/201, publicada no Diário Oficial do Município do dia 22 de dezembro, os dados lançados pelo aplicativo serão analisados por técnicos da AMC que avaliarão sua consistência e liberarão sua impressão em sítio eletrônico em até cinco dias úteis, podendo ser usado pela seguradora e usado como prova em ações judiciais.
“A grande importância do aplicativo é a transparência e a facilidade no acesso. Estaremos simplificando o processo e dando segurança sobre o registro da ocorrência. Sem dúvida, é um grande avanço para a cidade de Fortaleza, que atualiza o seu protocolo de atendimento a acidentes e vem sendo pioneira ao lançar uma ferramenta que engloba diversos serviços”, explica o superintendente da AMC, Arcelino Lima.
Como a mudança exige a compreensão dos motoristas, haverá também um período de adaptação em que os próprios agentes darão suporte e incentivarão a adoção da plataforma, que já está em vigor.
Aproveita e conta pra gente aqui nos comentários: Você utiliza aplicativos para ter mais praticidade no seu dia a dia? Quais são os seus favoritos? Queremos saber!
Fotos Reprodução