Os vencedores do carnaval da Avenida Domingos Olímpio

Conheça Melhor|Cultura

O resultado da apuração dos desfiles dos maracatus, afoxés, blocos, escolas de samba e cordões que passaram pela Avenida Domingos Olímpio foi divulgado. A cerimônia aconteceu no Ginásio Poliesportivo do Colégio Estadual Liceu do Ceará. Dentre os grupos de Maracatu que desfilaram no sábado (10/02), o título de campeão foi conferido ao Az de Ouro.

Já as maiores agremiações da categoria se apresentaram, conforme a tradição, no domingo (11/02). Os maracatus Vozes da África e Nação Baobab conquistaram juntos o primeiro lugar dentre os seis grupos concorrentes. Motivo de alegria e de renovação de forças para Mãe Janaína, presidente do Maracatu Nação Baobab, cujas atividades foram iniciadas há 24 anos. “Nós precisávamos desta vitória para continuar. Neste ano, nós saudamos o orixá Oxum, a deusa da beleza, do ouro e da grandeza. Este é um título para a minha comunidade da Bela Vista e uma honra para todos os nós”, declarou.

Os tradicionais cordões e blocos passaram pela Avenida durante a segunda-feira (12/02). Na categoria cordões, os campeões foram os Vampiros da Princesa, que deixaram a Princesa do Frevo e As Bruxas, respectivamente, em segundo e em terceiro lugar.

A disputa entre os blocos foi uma das mais acirradas. O grupo Amigos do Zé destacou-se e assumiu o primeiro lugar dentre os dez concorrentes da categoria. O presidente do Bloco, Paulo Mandu, durante a comemoração, ressaltou a relevância das matrizes africanas na perspectiva. “Há quatro anos, nós estamos aqui. E, hoje, sermos campeões é uma dádiva dos deuses e do nosso povo da Umbanda e do Candomblé. A importância da cultura africana deve ser reconhecida e considerada. A gente agradece à Prefeitura e à turma da Secultfor pelo espaço”, considerou.

Na categoria Afoxés, os Filhos de Oyá comemoraram a sucessão de vitórias acumuladas ao longo dos anos. De acordo com a presidente do grupo, Aline Cabral, “esta é a quarta comemoração consecutiva. Isso precisa ser celebrado”. Já Omôrisá Odê e Obá Sá Rewá conquistaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

A última categoria a ser revelada foi “Escolas de Samba”, cuja vencedora foi, mais uma vez, a Unidos do Acaracuzinho. José Wilson Ferreira, vice-presidente da Escola, avaliou o cenário recheado de vitórias de forma positiva e atribuiu o acúmulo de conquistas à união de esforços e ao trabalho em equipe. “Há 19 anos, eu brinco o Carnaval nesta Escola e tenho a honra de comemorar 18 títulos. Mas nossa vitória não diminui o mérito das outras Escolas. Estamos aqui porque a união faz a força. Temos que agradecer à costureira, ao cozinheiro, àqueles que trabalham dia e noite para levar a Escola à Avenida e receber esse título maravilhoso”, finalizou.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter