Justiça proíbe shoppings de funcionarem em horário estendido

Acontece|Economia

Uma liminar da Justiça Regional do Trabalho de Fortaleza, proibiu nesta quarta-feira (21), que os shoppings da capital abram fora do horário normal de funcionamento no período do natal. Eles estavam desde segunda-feira (19), estendendo o horário de funcionamento. Ao invés de abrirem às 10 estavam abrindo as 9 horas, e fechando às 23 quando deveriam fazê-lo as 22 horas. No domingo, que o horário de funcionamento é de 14 às 22 horas, os shoppings também estavam abrindo antes e fechando depois do horário estabelecido.

A medida foi colocada em prática mediante denúncia do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza. Os trabalhadores reclamam que a ação dos shoppings evidencia exploração. A medida, expedida pelo juiz Fabrício Bezerra e Silva, da 4ª Vara do Trabalho de Fortaleza, se estende de forma mais especifica aos shoppings Iguatemi, North Shopping, Via Sul, Del Paseo e Benfica.

O secretário geral do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, Romildo Miranda, diz que as reclamações dos funcionários eram muitas. Eles estavam saindo do trabalho depois da meia-noite, e não tinham garantidos transporte de volta para casa, alimentação ou segurança. Além disso, a mudança de horário na rotina de abertura e fechamento dos shoppings não tinha sido conversada antes com os funcionários. Quem ainda tem compras das festas de final de ano para fazer, é bom se adiantar, e não contar com o horário “extra” de atendimento nos shoppings.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter