Alta, loira, magra e eternamente jovem. Esse é o perfil de beleza que muita mulher gostaria de ter. Sabe quem conserva esse padrão há mais de 50 anos? A boneca mais vendida do mundo, Barbie!
Desejo de consumo de nove entre dez meninas, a boneca é vista pelas crianças como um modelo ideal de beleza! Cá entre nós, tem muita mulher que também não resiste ao charme do brinquedo e – por uns minutos – volta a ser criança outra vez!
Claro, a Barbie não é apenas mais um brinquedo hiper desejada. O mundo dessa bonequinha de luxo envolve muitas polêmicas familiares, glamour, dinheiro e até mesmo sexo!
Quer saber mais sobre o universo cor-de-rosa da boneca?! O No Pátio conta!
1. Menininha da mamãe!
O nome da boneca veio do apelido de Bárbara Millicent Roberts, filha de Ruth Handler, a criadora da Barbie. Ruth também fez uma homenagem aos outros filhos! Ken, na vida real, é o nome do irmão de Barbie – e não o namorado, como acontece nos brinquedos – e Skipper a irmã, essa manteve os mesmos laços da vida real no mundo dos brinquedos.
O que muita gente diz é que o verdadeiro Ken era homossexual, mas mesmo assim casou e constituiu família com uma mulher. Ele morreu em 1994, de AIDS.
2. Brincadeira de gente grande!
Todas as curvas e o farto busto da boneca – formas nada convencionais para um brinquedo – foram inspiradas em Bild Lilli, uma personagem de quadrinhos pornô alemã. Esse é um fato que muita gente já sabe. Mas, até hoje nada foi oficializado! Jerry Oppenheimer, um conhecido jornalista americano, chegou a dizer que o designer que criou a boneca era viciado em sexo! Isso mesmo! O jornalista disse ainda que as medidas perfeitas da Barbie foram determinadas de acordo com o gosto pessoal do designer.
3. E a saúde?!
No mundo dos brinquedos também há a busca incessante por um corpo perfeito. Barbie que o diga! Mas, se a boneca virasse gente de verdade ela até poderia sim chamar a atenção de muito marmanjo, mas saúde que é bom não teria não! Se ela fosse uma mulher mesmo, teria 1.68m de altura, 50 cm de cintura, 69 de busto e 73 de quadril.
Segundo uma pesquisa da Universidade de Helmente, uma mulher com essas medidas seria tão magra a ponto de não menstruar mais. Mesmo assim, ainda tem gente que insiste nas medidas “perfeitas”, foi o que fez a Sarah Burge. A britânica gastou nada mais, nada menos, que 500 mil libras em cirurgias plásticas para ficar igualzinha a boneca. Claro, ter uma cinturinha dessas requer muita atenção. Advinha quanto ela gasta por ano para ficar sempre igual a Barbie: a bagatela de 22 mil libras.
4. Totalmente Perua!
Já imaginou ter mais de 70 estilistas hiper renomados, de grifes altamente reconhecidas, fazendo peças exclusivas para você? Pois a boneca Barbie tem! Gucci, Versace e Armani são alguns nomes da alta-costura que já tiveram a boneca como modelo! Ah! Toda mulher é viciada em sapatos, não é verdade?! A Barbie não é diferente! A loira mais famosa do mundo dos brinquedos já teve mais de 1 bilhão de pares de sapatos e jóias, estimadas em US$ 600 mil.
5. Bonequinha de luxo!
A Mattel só entrou para o ranking das 500 maiores empresas dos Estados Unidos depois da criação da boneca, em 1959. A procura pela Barbie foi tanta, que a Mattel demorou três anos para atender a todos os consumidores!
Polêmicas a parte, que menina não sonha ou já sonhou em ter uma Barbie – seja a noiva, a veterinária, a grávida ou a professora?! A loira que já passa dos 50 anos ainda conquista muitas gerações! Não é a toa que, por dia, são vendidas 172.800 Barbies, ou seja, 2 por segundo!
Fotos: Reprodução