O universo dos Brinquedos representa uma significativa demonstração da capacidade inventiva e lúdica! Com seu valor expressivo, o brinquedo estimula a brincadeira e abre possibilidades de ações com representações. Esta é a proposta da exposição “Retalhos da Memória”, com brinquedos produzidos pelo artista Celso Florêncio do Nascimento.
Em cartaz no Memorial da Cultura Cearense, a exposição mostra que relação com o brinquedo tem de ser tática, tanto para vínculo com a imaginação, quanto para dar concretude, pois é ele quem vai dar suporte a uma projeção lúdica e funcional.
Celso Florêncio é um dedicado aluno das aulas de arte da Sociedade de Assistência aos Cegos. Com seu trabalho, passa a compor o cenário artístico do brinquedo popular com a sensível proposta de propiciar alegria para quem tem a oportunidade de ver, tocar e sentir os seus delicados inventos coloridos.
Acessibilidade
A equipe do Projeto Acesso, do Memorial da Cultura Cearense, fará mediação de áudio-descrição para portadores de deficiência visual que tenham interesse em visitar a exposição Retalhos da Memória. As obras poderão ser tocadas e os textos de descrição dos objetos estarão disponíveis em BRAILLE.
Os mediadores vão colocar em prática técnicas aprendidas no curso “Áudio-descrição em Espaços Museológicos”, oferecido pelo Núcleo de Mediação Sociocultural do MCC, em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Serviço
Retalhos da Memória
Data: Terça-feira dia (20) às 15h.
Local: Memorial da Cultura Cearense.
Telefone: (85) 3488-8621.
Foto: Reprodução