Hub Cultural do Ceará atrai programadores e realizadores internacionais

Hype da terra|Hypeando

Em janeiro deste ano, o Instituto Dragão do Mar (IDM) iniciou uma série de negociações com instituições culturais de países sul-americanos e europeus. Com isso, foi articulado um verdadeiro hub cultural, que tem ganhado força com os novos fluxos de aviação instalados recentemente no Ceará. Alguns desses intercâmbios já começam a apresentar resultados, com a vinda de realizadores e programadores chilenos e europeus para a Maloca Dragão 2018 e ainda uma exposição vinda da França aberta durante o festival, que será realizado de 24 a 29 de abril.

Uma dessas articulações resultou num convênio de cooperação técnica assinado presencialmente com importantes instituições do Chile para a realização de projetos conjuntos. Alguns deles se adiantam com a Maloca, que terá a presença de programadores e realizadores do mercado cultural das províncias chilenas de Santiago e Valparaíso e a participação de artistas desse país na programação artística do festival.

Programadores do Chile vão fazer parte do Conexões Maloca, o mercado de negócios do festival, responsável por impulsionar, numa iniciativa única, a circulação dos artistas cearenses em outros palcos e também trazer artistas de fora para cá. Estarão presentes no Conexões: Noela Salas Sharim e Tomás Muhr, diretores da plataforma de projetos musicais independentes La Makinita. Muhr é também diretor do Imesur – Encuentro de Industria Musical Latinoamericana.

As articulações do IDM com o Chile trazem ainda à Maloca o diretor executivo do Centro Cultural de Matucana 100, Juan Cristóbal Gumucio Aninat; e, em parceria com a Prefeitura de Valparaíso, Samuel León (gabinete da Prefeitura), Tatiana Vasquez (Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Valparaíso) e Isabella Monsó (Secretaria da Cultura de Valparaíso). Essa comitiva, por sua vez, foi convidada a realizar uma visita técnica para conhecer as instalações do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e planejar ações de intercâmbio cultural ainda no segundo semestre deste ano (VALPO/FOR) e para 2019 (FOR/VALPO).

Além dos programadores, a presença chilena também se dará com os artistas desse país. Por meio de convocatória realizada em Valparaíso, foram selecionados para se apresentar na Maloca Dragão: a Compañía Sombra Circo Contemporáneo, com o espetáculo “Future Selfy”; o Teatro del Ocaso, com a peça “La pequeña ficción política”; e o artista plástico Felipe Figueroa, com o projeto de arte urbana “Rostros de Chile”. La Makinita e o Imesur indicaram ainda duas bandas de Santiago para a programação do festival, Apokálipo e Mákina Candela.

Conexões europeias

Diretamente da Europa, grandes nomes participam do mercado de negócios em cultura da Maloca Dragão. Só para citar alguns, teremos Isadora Dartial, programadora e apresentadora da rádio cult francesa Radio Nova. Além dela, Luís Viegas, presidente e fundador da Ao Sul do Mundo, agência portuguesa de empresariamento artístico e de shows e, ainda, Patrick David, diretor artístico das gravadoras Sony Music France e V2 Music France, de 1996 a 2003, e fundador da respeitada agência de show, representação artística e selo europeu Two Gentlemen, com base na Suíça.

Isso sem mencionar Fernando Sousa, programador, curador e produtor cultural de eventos e festivais de música em Portugal e países lusófonos e, desde 2004, curador da Fundação Casa da Música, na cidade do Porto, em Portugal. E outros convidados mais também farão parte dos eventos.

Esta é a segunda vez consecutiva em que o Conexões Maloca traz nomes internacionais dispostos a conhecer e a fazer circular a arte cearense. Em 2017, participaram programadores e realizadores de Nova York, Cabo Verde e Portugal. Além dos convidados estrangeiros, a iniciativa traz ainda contratantes, jornalistas, empresários, curadores de festivais e de centros culturais brasileiros.

SERVIÇO

Maloca Dragão 2018
Quando: de 24 a 29 de abril de 2018
Onde: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Praia de Iracema
Acesso gratuito
Mais informações: www.malocadragao.org.br

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter