A cozinha é um local úmido, quente e utilizado diariamente, o que pode resultar em marcas e manchas em itens pelos seus móveis. Por exemplo, os alimentos podem sim manchar os utensílios da sua cozinha.
A cerâmica, os laminados, o mármore, a madeira tratada, o cimento e o granito são os mais procurados para serem usados nas casas. Por isso, a equipe Hype separou um pequeno guia para você saber por qual caminho seguir. Quer saber tudo? Desce mais um pouco!
1.Tipos de granito
Os mais populares são o granito em laje, em mosaico e o modular. O primeiro é bastante usado por conta da sua elegância e tem um preço um pouco alto. Por ser um trabalho especializado, fabricado e idealizado em fábrica para depois ser colocado na sua casa, a pedra é pesada e de difícil execução. O segundo é mais simples de fácil acesso, porém, é de alta qualidade e possibilita um ar elegante para o espaço. O seu defeito é no momento da limpeza, pois a sua textura dificulta um pouco a manutenção. Por fim, o terceiro é feito em módulos, ou seja, produzido com peças pré-cortadas. É possível encontrá-lo de vários tamanhos, tons e é mais barato e fácil de ser instalado.
2.Vantagens e desvantagens
Quando trata-se de aparência, o granito sempre ganha pontos, pois é rebuscado e pode ser colocado em qualquer estilo de cozinha. E quanto a sua funcionalidade, ele é resistente a água, ao fogo, calor, arranhões, manchas, desgaste natural e garante a segurança no local de trabalho. Sua limpeza pode ser feita com facilidade e ele pode ser encontrado em vários tons pelas lojas. Citando as lojas, o seu preço é bem aprazível. Ok, e as desvantagens? Os produtos químicos podem desgastá-lo colocando em risco a durabilidade dessa pedra. Além disso, o granito não possui superfície uniforme e o seu peso necessita de uma base mais firme. Para finalizar, a sua instalação é recomendada ser com profissionais especializados, certo?
3.Limpeza
Para limpá-lo diariamente é preciso usar panos de microfibra úmidos e limpe a pedra após qualquer refeição. Outra dica fundamental é aplicar um produtos específico para a limpeza do granito. Observe se o produto não tem vinagre, pois pode danificar a pedra. Para manter o brilho basta misturar sabão, não ácido, com água morna. Esfregue no granito e não lave-o. Remova toda a mistura com um pano limpo e seco, combinado?
Você tem essa pedra como item de decoração na sua casa? Se sim, conte o seu segredo para manter o granito lindo sempre.
Fotos: Reprodução