Distante cerca de 30 km da capital cearense, a Câmara Municipal de Aquiraz recebeu na manhã desta terça-feira (24), a 4ª Edição do Fórum Parlamentar da Região Metropolitana de Fortaleza. De forma itinerante, a Câmara Municipal de Fortaleza, com uma visão inovadora e protagonista, lança a proposta para que as cidades que compõem a RMF discutam os pontos dintercessão que as ligam. O objetivo é que a partir do segundo semestre seja criado o Parlamento Metropolitano.
A discussão ocorreu no plenário que leva o nome do ex-vereador com seis mandatos na Casa Legislativa, Pedro de Freitas Façanha. O debate foi intermediado pelo presidente Josimar Bandeira (MDB) e acompanhado pelos 15 vereadores da Casa Legislativa.
Depoimentos das autoridades
Durante esta edição do Fórum da Região Metropolitana de Fortaleza, algumas autoridades que participaram das discussões também deram seus depoimentos. Confira abaixo!
Presidente da CMFor, Salmito Fiho (PDT) – “Aquiraz é o município que tem o maior equipamento de turismo e que mais atrai turistas para o Ceará e para a cidade de Fortaleza. Segundo dados da Embratur, 70% dos turistas que chegam ao Ceará, a razão de virem é exatamente por conta do Beach Park. Esse equipamento, que fica localizado no município de Aquiraz, serve para a economia de Fortaleza e ao povo fortalezense e de Aquiraz. Portanto, são esses pontos comuns da realidade da RMF, como o exemplo citado, que precisam de integração. Precisamos perceber para além do turismo, mas na geração de emprego e renda a partir da indústria, do comércio, agropecuária, do Polo Industrial Portuário do Pecém. A realidade social e econômica dos municípios da RMF já está bem integrada”.
Prefeito Edson Sá (MDB) – “O município de Aquiraz só tem a ganhar com a implantação desse Parlamento Metropolitano. Todos os problemas relevantes serão discutidos e documentados. Quero parabenizar a iniciativa do Salmito por que é uma ação muito importante”.
Presidente da CMA, Josimar de Castro (MDB) – “O trabalho que o Salmito vem desenvolvendo a nível de Região Metropolitana é muito importante. Então, nós como presidentes, temos que nos adequar para o desenvolvimento dessa nossa Grande Fortaleza. Esse projeto ainda é embrião, muita coisa precisa ser debatida e discutida e o que tiver de melhor precisa ser documentado e todos sairão beneficiados”.
Eduardo Neto, Coordenador do Projeto – “Hoje é um dia importante, pois os dois presidentes dos Legislativos da antiga capital e da atual se encontram. Essa é uma ideia que estamos levando para as cidades, essa necessidade de integração entre os Legislativos buscando maior fortalecimento na sua missão de ser a voz do povo, principalmente no que se refere a politicas públicas e planejamento para a região”.
Região Metropolitana
A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) é compreendida por 19 municípios do Estado, são eles: Cascavel, Chorozinho, Pacajus, Horizonte, Pindoretama, Aquiraz, Itaitinga, Guaiba, Eusébio, Pacatuba, Maracanaú, Maranguape, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curu, Paracuru, Paraipaba, Trairi e Fortaleza.
A RMF demanda uma atenção para a necessidade de um planejamento integrado das ações públicas. A expansão econômica e urbana dessas cidades resultou em crescentes necessidades por uma governança integrada desses municípios, requerendo apoio para o planejamento e investimento da União e do Estado, sobretudo para o desenvolvimento de um governo interfederativo.
Sobre o Fórum Parlamentar da Região Metropolitana de Fortaleza
O Fórum Parlamentar da Região Metropolitana tem como objetivo fazer cumprir as recomendações do Estatuto das Metrópoles. As recomendações apontam diretrizes para a importância de uma gestão integrada dos municípios, otimizando a qualidade da administração pública entre as cidades que compreendem a Região Metropolitana de Fortaleza, como por exemplo: segurança, saúde, transporte, lixo, dentre outros eixos.
Fotos: Reprodução/André Lima (CMFor).