Há um tempinho, falamos aqui sobre a nova novela da Globo, Segundo Sol. Ela marca o retorno de Adriana Esteves às telinhas encarnando novamente uma vilã na trama de João Emanuel Carneiro, o mesmo autor de Avenida Brasil e criador da eterna Carminha.
Porém, o folhetim ainda nem estreou na televisão e já é alvo de críticas e muita polêmica. O motivo? Vamos lá: a nova novela da Globo se passa, em sua grande parte, na Bahia – assim como O Outro Lado do Paraíso se passa no Tocantins. Porém, praticamente não há nenhum ator negro no elenco!
Ao longo desta semana, um teaser de Segundo Sol foi divulgado nas redes sociais da Globo. Porém foi rebatido com críticas e muita polêmica pela falta de atores negros. Afinal, a capital baiana é composta por 80% de pardos e negros segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Então, muita gente achou sem sentido a falta de atores negros na trama.
Só você pode dar uma nova chance para sua vida. Vem aí ☀ #SegundoSol ☀ pic.twitter.com/pJabXCDMLi
— Gshow (@gshow) 24 de abril de 2018
Só apra constar, a nova novela da Globo conta a história de BEto Falcão, vivido por Emílio Dantas. Ele é um cantor de axé em crise na carreira que se vê de volta aos holofotes após a falsa notícia de sua morte. Para continuar lucrando com isso, ele decide se esconder em uma ilha onde conhece Giovanna Antonelli.
Juntamente com a vilã vivida por Adriana Esteves estará a atriz Deborah Secco, que tentará, de todas as maneiras, separar o casal. Viu algum negro nessa listinha inicial? Pois bem, considerando o elenco inteiro da novela, foram escalados apenas alguns atores negros. Confira a lista completa aqui.
Na internet, a reação foi geral:
Segundo Sol vai gerar B.O. para a Globo, pelo menos, no início. Boa parte do elenco é branco e a trama se passa na Bahia, onde é majoritária a presença de negros em sua população.
— Crítico da @Billboard (@_johnatas_) 25 de abril de 2018
Quero ver alguém dizer agora que a época da novela impede (risos) que tenha protagonistas negros.
Isso aqui é de uma falta de caráter SEM TAMANHO. Um protagonista negro seria pouco, o certo seria NO MÍNIMO três protagonistas serem negros. TRÊS. PQ É NA BAHIA. https://t.co/J8DjEnSBT5
— Olívia de Wakanda ? (@oliviapilar) 25 de abril de 2018
Vcs viram a nova novela das nove da @RedeGlobo ? “Segundo Sol” ambientada na Bahia, cidade de Santa Catarina… Pq só pode né?rsrs #SegundoSol
— Marconinho Miranda (@marconim) 25 de abril de 2018
Pra fazer série de cárcere e de escravidão a Globo tem ator preto a rodo! Agora vai fazer uma novela na Bahia e NENHUM ATOR PRETO? Porra… tá feio!!!
— Zona Last (@zonalast_) 24 de abril de 2018
Polêmico, hein? O que vocês acham disso tudo?
Fotos e vídeos: Reprodução