Com o objetivo de incentivar as manifestações culturais típicas do período junino, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) divulgou o resultado preliminar da etapa de Habilitação da Inscrição do edital XX Edital Ceará Junino 2018. A proposta faz a seleção de projetos nas seguintes categorias: I – Quadrilhas Juninas Adultas; II – Quadrilhas Juninas Infantis; III – Quadrilhas Juninas da Diversidade; IV – Festival Regional de Quadrilhas Juninas; V – Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino. Confira aqui o resultado.
Após a publicação do resultado dessa fase, caberá pedido de recurso no prazo de até dois dias úteis, a contar do dia seguinte à publicação do resultado. O pedido de recurso deverá conter, obrigatoriamente, justificativa e ser encaminhado exclusivamente para o e-mail editaljunino@secult.ce.gov.br, em formulário específico (Anexo III), disponível no site da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e na página dos Editais da Secult, sendo vedada a inclusão de novos documentos.
Disseminando a cultura junina por todo o Ceará, o Edital apoia os Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas, eventos com programação cultural voltada para promoção e valorização dos festejos juninos, realizados em locais abertos e/ou cobertos e de fácil acesso ao público, contendo obrigatoriamente apresentações competitivas de quadrilhas juninas adultas incluindo casamento, grupo musical regional (com no mínimo sanfona, zabumba, triângulo e pandeiro), feira com comidas típicas do ciclo junino e, preferencialmente, programação adicional de manifestações artísticas regionais e da cultura tradicional popular.
Como culminância dos Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas, o edital também seleciona uma entidade para organizar o Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino, evento a ser realizado em Fortaleza, com a participação de até 21 quadrilhas juninas adultas vencedoras dos Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas. E neste ano, o edital vem com uma novidade, apoiando uma nova categoria de quadrilha: são as quadrilhas juninas da diversidade, oriundas de comunidades rurais, assentamentos, grupos de terceira idade, grupos de pessoas com deficiência, comunidades quilombolas e escolas públicas.