Já imaginou poder consultar a história da sua família desde o surgimento dela, descobrir quem foram seus antepassados, e tudo online? Pois isso irá ser possível! É que aqui no Ceará, o Arquivo Público do Estado em uma parceria com a Instituição Family Search abraçou essa ideia. Entre aspas mesmo, visto que a catalogação de registro digitalizados exigiria um investimento altíssimo por parte dos governos. O marco inicial da parceria foi o mês de abril, período em que começaram a catalogar todo e qualquer documento que comprove a passagem das pessoas que nasceram, casaram, residiram e faleceram no Ceará, entre o século XVIII ao século XX. Deste modo, em alguns anos, qualquer pessoa poderá ter acesso online, pelo site da Family Search, aos registros de seus antepassados.
A ideia é limpar, digitalizar e catalogar os registros dos cartórios de Fortaleza e do interior do Estado, que estavam guardados no Arquivo Público Estadual do Ceará, localizado à Rua Senador Alencar, 348, no Centro de Fortaleza. E, com isso, alimentar os arquivos digitais abertos à consulta online, de uma das maiores coleções da árvores genealógicas do mundo, pertencente à Instituição conveniada, com sede em Salt Lake City, no Estado de Utah, nos Estados Unidos.
O Mini-Estúdio
Em cada local, são instaladas unidades de trabalho compostas por maquinas fotográficas, computador e lâmpadas, formando um mini-estúdio. Os operadores são terceirizados pela empresa de Recursos Humanos… e trabalham em uma linha de produção setorizada por higienização e digitalização dos livros, com xx pessoas, todos, devidamente, equipados com toucas, óculos de proteção, aventais, etc.
O trabalho consiste em fotografar e digitalizar cada folha dos livros cartorários, com definição entre 9 e 20 megas. Cada operador tem a meta de fazer xx fotos por dia. E, ao final de cada semana, a empresa responsável pela digitalização envia os HDs para a sede na cidade de Salt Lake City, onde será feito o armazenamento da informação em um enorme cofre projetado para resistir até a uma guerra nuclear, servindo portanto, como uma grande árvore genealógica universal, que pode ajudar as atuais gerações e as próximas a localização as histórias de vida de seus antepassados.