O diretor teatral pernambucano João Falcão, um dos maiores nomes do teatro musical do País, vem a Fortaleza nos dias 25 e 26 para realização de masterclass e oficina, ambas no Porto Iracema das Artes. Com o tema “Teatro e Canção Brasileira”, a masterclass será no dia 25 de maio, no auditório da Escola, aberta a todos os interessados. Já a oficina “Jogos de Criar” acontecerá no dia seguinte, 26, e tem a proposta de instigar os alunos a criar quadros cênicos a partir de músicas. As duas atividades são gratuitas.
Com carga horária de cinco horas, a oficina acontecerá no dia 26 de maio, das 14h às 19h, no CENA 15, e lançará aos participantes o desafio de responderem as perguntas “Quem Canta? Para Quem? Por quê?”. Podem participar artistas e interessados pela temática em geral.
Estão disponíveis 35 vagas, que serão preenchidas em processo seletivo. Para participar, os interessados devem enviar um vídeo de, no máximo, três minutos em que o candidato justifica seu interesse em participar da formação. O link do vídeo, com acesso aberto, deve ser inserido no local indicado na ficha de inscrição, que estará disponível até 11 de maio, na aba Inscrições do site do Porto: http://www.portoiracemadasartes.org.br/. O resultado final será divulgado dia 21 de maio.
Sobre a masterclass
A masterclass, no dia 25, contará com as presenças da cantora Isadora Melo e do músico Rafael Marques, artistas que trabalharam em musicais assinados por João Falcão. Isadora Melo fez “Gabriela” e “Dorinha, meu amor”, dois trabalhos recentes do diretor. Além de compartilhar suas vivências no trato com a música para o teatro e do teatro para a música, Falcão vai dar exemplos musicais com a participação dos convidados. João Falcão vai abordar, ainda, passagens do processo criativo de peças como “A Máquina”, “A Dona da História”, “As Aventuras de Zé Jack e Seu Pandeiro”, “Gonzagão, A Lenda”, “Gabriela, Um musical”, “Dorinha, meu Amor”, entre outras. A masterclass é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.
Masterclass “Teatro e Canção Brasileira” com o dramaturgo e diretor de teatro João Falcão