Golpe de Vista: Fotografia e gastronomia

Cultura|Oportunidades

Fotografar comida? O que é aparentemente simples pode não ser um trabalho fácil. A fotografia gastronômica entra como elemento transformador. Através de uma foto bem criativa, o apetite é aguçado e assim o prato conquista seu cliente através de imagens previamente tentadoras. Conhecer a técnica específica e compor com uma luz criativa melhora a aparência de um produto e o torna mais bonito e apetitoso, uma temática de encher os olhos.

A fotografia como artifício sensorial, no intuito de provocar os sentidos do consumidor é o tema desta edição do Golpe de Vista, que acontece hoje (09), às 19h, no Auditório do Dragão do Mar. Para o evento, foram convidados dois experientes fotógrafos, Rodrigo Carvalho e Davi Farias, que explicarão como conseguem as imagens criativas que estão presentes nos anúncios e cardápios de restaurantes da cidades, revistas e outdoors publicitários. A fotografia gastronômica povoa o nosso cotidiano com um propósito fundamental: gerar a vontade de comer.

Sobre os convidados
Formado em publicidade mas com formação profissional no fotojornalismo, Rodrigo Carvalho atuou por 6 anos e meio nos jornais Diário do Nordeste e O Povo. Começou a fotografar gastronomia em pautas para os cadernos especializados desses jornais e desde então tem se especializado no ramo. Os aromas, as cores, formas e textura lhe trazem um prazer especial em fotografar comida. Atualmente assina as fotos do Caderno Sabor do Diário do Nordeste.

Já Davi Farias teve seu primeiro contato com a fotografia profissional em 2004, na faculdade de publicidade, e o encanto foi imediato. Atuando em várias vertentes, já realizou imagens para marcas como Boticário, Mercadinhos São Luiz, Ifood e participou da cobertura oficial de eventos como Casa Cor, Dragão Fashion Brasil (DFB), Festival da Moda de Fortaleza (FMF), Fortaleza Fashion Week (FFW), Ceará Summer Fashion (CSF), Festival Ponto.Ce, Fortal, entre outros. Como bom taurino – fascinado pelo ato de comer -, aproximou-se da fotografia de gastronomia e encontrou espaço na Revista Costumes. Desde então, já fotografou pratos de chefs renomados de pequenos e grandes restaurantes da capital cearense, e clicou personalidades como Alex Atala, André Mifano e Lia Quinderé. Atualmente, assina a fotografia da Revista Momentos São Luiz e fotografa para o aplicativo Ifood. Para ele, a verdade da comida deve superar o meramente ilustrativo.

Serviço:
Golpe de Vista
Dia 9 de maio de 2018, às 19h, no Auditório.
Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.

Fotos: Reprodução / Fonte: Dragão do Mar

Inscreva-se na nossa newsletter