Criação poética traçada pelo risco do teatro, da dança e da música. Dias 11, 18 e 25 de maio, às 20h, o Teatro Dragão do Mar apresenta o espetáculo “Duplicité”. Nessa criação, pulsa fortemente a questão do feminino, uma mulher na literatura, soterrada pelos seus escritos.
A partir do sentido de atriz-criadora, a peça é um solo da atriz, diretora e dramaturga, Maria Vitória. A montagem transita entre o teatro, o teatro de bonecos, a dança e a música. Esses elementos não interagem de forma estanque, formam uma unidade, entrelaçam-se e se confundem a todo instante. A atriz Maria Vitória contracena com uma boneca como uma concretização imagética do duplo da personagem. A personagem e seu duplo vivem de forma fragmentária, sustentadas pelo instante e surpreendidas com a própria escrita, numa dramaturgia esfacelada.
O espetáculo está em constante construção, durante as apresentações há uma interrupção para um diálogo direto com a plateia, assim, a cada peça são agregados mais elementos oriundos desses diálogos. Além disso, a peça conta também com uma dramaturgia musical que não apenas faz um desenho sonoro, mas busca novas significações para o espetáculo, significações e imagens que somente a música poderia trazer. A criação da dramaturgia musical é assinada por Gustavo Portela e executada em cena pelo próprio Gustavo e pelo músico multi-instrumentista Rami Freitas.
Sobre a atriz
Desde o ano de 2003, Maria Vitória investiga possíveis treinamentos para o ator-criador e atualmente desenvolve uma pesquisa a partir do diálogo entre teatro, dança e teatro de bonecos. É graduada em Letras-Português-Francês (UFC) e mestra em Artes Cênicas (UFBA). Os resultados de suas pesquisas são compartilhados através dos grupos com os quais teve ou tem contato, por via de cursos e oficinas de teatro, trabalhos acadêmicos e através de seus espetáculos teatrais. Durante mais de duas décadas, Maria Vitória, vem se dedicando de forma ininterrupta ao fazer artístico. Sempre em uma atitude de resistência de ter a arte como única atividade profissional.
Serviço:
Espetáculo “Duplicité”
Dias 11, 18, 25 de maio de 2018, às 20h, no Teatro Dragão do Mar
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Classificação etária: Livre.