O olhar único de Sebastião Salgado

Conheça Melhor|Cultura

Seu nome ganhou o mundo e hoje é tido como referência no universo da fotografia. Estamos falado de Sebastião Salgado. Fotógrafo brasileiro, nascido em Minas Gerais, que está com Êxodos, um de seus últimos trabalhos, em exposição na Caixa Cultural Fortaleza.

 

Trabalhando inteiramente com fotos em preto e branco, Sebastião Salgado documentou perturbados acontecimentos sociais e políticos, devastação causada pela seca, a diversificada beleza natural e migração de grandes massas humanas. “Sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes. Pessoas fogem das guerras para escapar da morte, migram para melhorar sua sorte, constroem novas vidas em terras estrangeiras, adaptam-se a situações extremas…”, destacou o fotógrafo na introdução de Êxodos.

 

Sebastião Salgado já publicou pelo menos dez livros e realizou inúmeras exposições, conquistando os prêmios mais importantes neste campo e honrarias recebidas na Europa e na América.

Fotos: Reprodução / Sebastião Salgado

Inscreva-se na nossa newsletter