Falsa promoção que dá camisa da seleção espalha vírus no WhatsApp

Hypeando|Tecnologia

O WhatsApp tem se tornado uma importante ferramenta de comunicação no mundo moderno. Difícil imaginar se comunicar hoje em dia sem ele, não é mesmo? A gente até acha impossível quando uma pessoa chega e diz que não tem o aplicativo. Pois bem, assim como várias invenções do mundo tecnológico, o app traz vários benefícios, mas também pode ser porta de entrada para gente mal intencionada.

Quem nunca ficou sem paciência por ter sido colocado em algum grupo? Ter sido incluído em alguma lista de transmissão de propaganda? Ou pior, ter recebido notícias falsas, imagens e/ou vídeos desastrosos, materiais com conteúdo pesado e afins? Pois é, agora, até vírus no WhatsApp o pessoal anda espalhando…

O golpe não é novo, mas sempre é remodelado para enganar as pessoas. A bola da vez é uma suposta promoção que anuncia que um site está dando camisas da seleção. Afinal, estamos em época de Copa do Mundo, então, que isca melhor do que essa, não é mesmo?

A tal promoção falsa funcionaria desse jeito: a pessoa recebe um dos seguintes links: bondachat-fr.site, marketplaceru.site/-camisa ou ainda, ru-promos.site/camisas. Daí a coisa toda seria muito simples: bastaria clicar no link e, depois, compartilhar o mesmo com 30 contatos de seu celular.  Pronto, você ganharia uma camisa oficial da seleção brasileira. Há ainda outra versão do golpe afirmando que se trata de uma ação da Nike, mas é igualmente maliciosa.

Acontece que, na verdade, ao clicar no link, você está dando autorização para uma espécie de vírus no WhatsApp. O que ocorre é que um malware se instala no smartphone do usuário e tem acesso a vários dados, que podem ir simplesmente da agenda de contatos até mesmo dados bancários, como número de contas e senhas.

Há basicamente três formas de acabar recebendo a falsa mensagem: através de contatos que caíram no golpe e clicaram no link, por notificações maliciosas instaladas em sites e acessadas pelo navegados do celular ou por grupos de amigos.

Ou seja, caso você receba alguma mensagem deste tipo, não clique no link. Delete-a imediatamente e avise ao contato que a enviou para você que ele está com o smartphone contaminado com um vírus no Whatsapp. Fiquem alerta!

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter