Sons da tradição no Cineteatro São Luiz

Agenda Cultural|Cultura

As rabecas estão de volta! O Cineteatro São Luiz abre suas portas nas sextas feiras do mês de junho (dias 8, 15, 22 e 29), sempre às 12h30, para os sons da tradição. Com a curadoria de Gilmar de Carvalho e Francisco Sousa, sete rabequeiros e uma rabequeira, sendo alguns também luthiers, estarão trazendo o que sertão, serras e litoral têm de melhor para acompanhar reisados, danças de São Gonçalo, dramas, leilões e teatro de bonecos (Casimiro Coco). As rabecas estarão no meio da cena e farão a festa no equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Parente muito próximo do violino, as rabecas têm as mesmas quatro cordas e as mesmas notas musicais. A principal diferença entre os instrumentos está no rigor milimétrico com que são feitos e tocados os violinos e na extrema liberdade das rabecas. Estas podem ser feitas de latas, de panelas, de PVC, e de vários tipos de madeiras, com vários jeitos de ‘fabricação’ e com o mesmo desejo de animar o mundo.

As rabecas tocam nos reisados, acompanham as apresentações do teatro de bonecos, fazem a trilha sonora dos dramas, marcam a cadência dos leilões e animam as danças de São Gonçalo, que são o pagamento de uma promessa feita ao santo português, por uma graça alcançada. Tocadas com alegria ou de um modo dolente, as rabecas animaram, ao longo do tempo, muitas festas pelos nossos sertões, serras e praias.

Sobre o Curta São Luiz
O Projeto Curta São Luiz tem como objetivo dialogar com os transeuntes do Centro de Fortaleza. O projeto ocorre geralmente às sextas-feiras, às 12h30, e perpassa diversas linguagens e gêneros, sendo um espaço para apresentações de novos artistas e culturas tradicionais.
Serviço:
Projeto Curta São Luiz
Todas as sextas feiras do mês de junho, sempre às 12h30
Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza-CE)

 

Fotos: Reprodução / Fonte: Secult

Inscreva-se na nossa newsletter