Muitas gente respondeu aquela velha pergunta “o que você vai ser quando crescer” dizendo que queria ser astronauta. Afinal, conhecer o espaço, a lua e as estrelas parece ser o sonho de qualquer criança. Pois bem, um grupo de estudantes cearenses foi selecionado para, pelo menos, ficar um pouco mais perto de quem realizou esse tipo de sonho.
14 alunos do Ensino Médio de uma escola no bairro Quintino Cunha, em Fortaleza, foram selecionados para conhecer a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (Nasa). E, de quebra, ainda participar de um curso oferecido pela agência.
Tudo começou quando a coordenação da escola entrou em contato com representantes na Nasa. Após conversas, a agência norte-americana aprovou que uma seleção fosse feita para que um grupo de estudantes fosse conhecer e estudar lá. mais de 20 alunos fizeram uma prova de seleção e, dentre estes, 14 foram selecionados.
Lá, eles participarão de aulas de imersão em engenharia e tecnologia. No último dia de curso os estudantes vão conhecer a universidade Florida Institute of Technology. O nível de exigência dos alunos é grande. É preciso que eles sejam bons em áreas como matemática e física, eles também devem ser fluentes em inglês. Além das aulas, o grupo deverá traduzir textos do inglês para alimentar o blog da Nasa no Brasil.
“Eles terão contato com engenheiros da Nasa que desenvolvem os spinoffs, ou seja, a tecnologia que a Nasa desenvolve para o espaço e adapta para o que nós usamos no dia a dia, como câmeras de celulares”, contou a coordenadora pedagógica da escola, Priscila Reis, em entrevista ao portal G1.
Ainda de acordo com Priscila, o objetivo do curso é captar talentos que futuramente possam desenvolver uma carreira nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A viagem está prevista para o dia 28 de setembro.
Agora, o grupo está lidando com outra dificuldade. A de levantar recursos para custear passagens, transporte, hospedagem e alimentação para o grupo. “Estamos desde o ano passado tentando levantar fundos. Fazemos rifas, eventos, barracas de comidas, os pais da escola estão ajudando muito. Mas todo esse esforço ainda não chega perto do valor necessário para levar todos os alunos. Apesar do esforço deles e dos pais, nós somos uma escola na periferia de Fortaleza, são pais que já se esforçam muito para dar uma educação melhor aos filhos”. destacou a educadora.
Esperamos e torcemos para que o grupo inteiro consiga alcançar esse sonho!
Fotos: Reprodução