Já sabemos que a luta contra o machismo no Brasil – e no mundo – continua forte. Afinal, os homens parecem insistir em crer que algumas de suas atitudes não são nada de mais, quando, na verdade, são puro assédio. Todos os dias, mulheres são assediadas em todo o País e a coisa está ultrapassando os limites. E as vítimas mais recentes estão sendo as estrangeiras durante a Copa do Mundo.
A brincadeira é recorrente: torcedores brasileiros se aproveitam do fato das mulheres não entenderem português e pedem que elas repitam frases e palavras de cunho sexual. Recentemente, um vídeo de um grupo de torcedores brasileiros fazendo com que uma russa repetisse uma canção na qual falava sobre a cor de seu órgão sexual repercutiu nas redes sociais. E agora mais casos estão aparecendo.
O jornal O Globo fez um apanhado de alguns desses casos e montou o vídeo abaixo:
São vários os vídeos de brasileiros praticando assédio contra estrangeiras durante a Copa do Mundo: torcedores pedem que mulheres repitam frases de cunho sexual. O comportamento machista e agressivo tem sido criticado nas redes sociais. https://t.co/Tye1BHKAKU #JornalOGlobo pic.twitter.com/UkJsJGJRyf
— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) 19 de junho de 2018
O caso do grupo que insultou a torcedora russa causou revolta e indignação. Famosos e anônimos comentaram a situação ressaltando a “vergonha” de ser brasileiro em uma situação assim:
É agressivo.É patético.É assédio sexual e constrangimento público. A atitude deles fere a dignidade da mulher e de todas as mulheres. Essa atitude deve ser enquadrada como crime de ofensa a pessoa humana. É mais que assédio, é um estupro verbal. https://t.co/Fga0ZAlKeQ
— Daniela Mercury (@danielamercury) 19 de junho de 2018
Apesar de tds os nossos problemas, mazelas e dissabores, são poucas as vezes na vida que da vergonha de ser brasileira. Esse vídeo c/a moça russa é uma delas. Antes de lutarmos por ordem e progresso como na bandeira, temos que zelar por educação, bom senso e o mínimo de respeito.
— Ana Paula Vôlei (@AnaPaulaVolei) 19 de junho de 2018
Dentre os torcedores brasileiros, foram identificados o ex-secretário de Turismo de Ipojuca (PE), Diego Valença Jatobá. Ele teve pedido de bloqueio de conta por dever pensão alimentícia e já foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Pernambuco por irregularidade em contratos da Secretaria.
Porém, infelizmente, esse tipo de comportamento não se resume aos torcedores brasileiros. Vídeos de teor semelhante foram produzidos e postados por torcedores peruanos e argentinos. Vale destacar que são justamente os torcedores latino-americanos estão entre os que mais compraram ingressos para este mundial.
Os torcedores que aparecem no vídeo declararam que tudo não passou de uma piada de mau gosto. O que vocês acham?
Fotos: Reprodução/ilustração:@Gilmar_Cartoons