Você sabe de onde vem o mofo ou bolor? Bom, eles surgem a partir da ação dos fungos que buscam por lugares quentes, úmidos e com pouca luz. Por esse motivo, a umidade em excesso resulta em mofo. Por exemplo, encanamento furado ou banhos quentes, duas situações que possuem muito vapor e pouca ventilação.
Para te dar uma mãozinha de como se livrar do mofo, aqui vão quatro dicas da equipe do Hype para você não ter prejuízos com a pintura e com o acabamento da sua casa. Confere aí!
1.Evite
Normalmente, a umidade aparece nas paredes ou no teto, porém, a porta de entrada da água na casa pode ser encontrada nos alicerces e lajes de coberturas, ou seja, sendo fundamental a impermeabilização dessas áreas com frequência. Ao impermeabilizar, você evita umidade pela casa. Ahh! O recomendado é que seja feito antes do acabamento.
2.E como solucionar depois que já existe?
O primeiro passo é fazer uma limpeza para desinfetar todo o ambiente. Em seguida, depois de secar, use produtos de impermeabilização especiais para prevenir e proteger as paredes e o teto contra o mofo.
3.A umidade pode estar vindo de fora
Isso mesmo, se esse for o seu caso, impermeabilize todas as paredes externas e a laje para combater o acúmulo de água pela casa.
4.Quando procurar ajuda?
Quando a umidade e o mofo já estiverem um estado crítico. Isso quer dizer que: quando estiverem deteriorando a resistência da argamassa, assim como esfarelamento ou desplacamento das paredes. O indicado é buscar por um especialista para lidar com o problema e recomendar qual a melhor solução.
Já passou por esse problema? Deixe seu comentário logo abaixo e diga: qual foi a sua solução?
Fotos: Reprodução