195 mil bolsas de estudo estão sendo ofertadas pelo ProUni

Acontece

A partir do dia 14 de janeiro, o Ministério da Educação, através do Programa Universidade para Todos (ProUni), irá abrir as inscrições para 195.030 bolsas em instituições particulares de educação superior. O período das inscrições vai até o dia 19 do mesmo mês. Do total de bolsas ofertados pelo Programa em 2012, 98.728 são integrais e 96.302 parciais, em que o estudante paga 50% da mensalidade. No Ceará o ProUni está ofertando 1.784 bolsas integrais e 1.112 bolsas parciais.

Se somadas às 108.552 vagas em instituições públicas ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC, o Brasil terá um número de 303.582 vagas no ensino superior para candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011. Para se inscrever no Prouni o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada, mas na condição de bolsista. Este ano, o ProUni contará com uma única etapa de inscrição, sendo duas chamadas para os candidatos que foram pré-selecionados. No ato da inscrição cada candidato pode escolher até duas opções de cursos e de instituição.

Criado em 2004, o ProUni já distribuiu 919 mil bolsas de estudos em cursos de graduação e também cursos sequenciais de formação especifica. Para conseguir uma vaga, o candidato além de ter feito o Enem, precisa preencher alguns requisitos: para bolsa integral, o estudante tem que ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para concorrer a uma bolsa parcial, é preciso ter renda familiar, de até três salários mínimos por pessoa. Ainda é preciso ter feito o Enem em 2011, ter feito pelo menos 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação. Uma boa oportunidade para ingressar na vida acadêmica. Saiba como fazer sua inscrição, e confira a alista de instituições no site do ProUni.

Inscreva-se na nossa newsletter