O Sebrae Ceará reuniu nesta quinta-feira (19), em Fortaleza, secretários e dirigentes de desenvolvimento econômico e inovação de diversos municípios do estado. O encontro tinha o objetivo de estimular a criação do Fórum Cearense de Dirigentes Municipais de Desenvolvimento e Inovação e planejar atividades a serem desenvolvidas nos próximos dois anos.
De acordo com o articulador da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Elgma Araújo, o Fórum tem como proposta a criação de um espaço suprapartidário de interlocução e mobilização de secretários e dirigentes municipais, comprometidos com a causa do desenvolvimento local, tendo como principal finalidade subsidiar a gestão municipal na formulação e implantação de políticas públicas voltadas para a promoção do desenvolvimento e a inovação.
Além dos gestores municipais, a reunião contou também com a presença de representantes da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).
Durante a abertura da programação, o superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, falou sobre a importância da inovação para o desenvolvimento econômico dos municípios, com destaque para o papel dos pequenos negócios. Ele discorreu ainda sobre novos modelos de negócios que surgiram a partir do avanço da tecnologia digital e a forma como eles estão impactando o dia a dia e os hábitos de consumo das pessoas.
Em seguida, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, apresentou detalhes do processo de implantação de um ecossistema de inovação naquele município. O secretário destacou os projetos e ações implantados no município nesta área.
Finalizando a programação da manhã, os participantes discutiram os detalhes da criação do Fórum Cearense de Dirigentes Municipais de Desenvolvimento e Inovação, como os objetivos, composição, governança, além de um calendário inicial de reuniões e atividades. No período da tarde, os convidados ainda participaram de uma visita técnica a startup Agenda Edu, empresa que desenvolve soluções tecnológicas na área da educação.
Fotos: Reprodução