Infelizmente, ainda hoje existem milhares de pessoas dependentes de alguma substância química, ou seja, que são viciadas em drogas. Seja qual droga for, desde as ilícitas como maconha, crack, heroína e outras até mesmo álcool e o nem sempre tão inocente cafezinho nosso de toda tarde. E a cada dia, novas variedades acabam surgindo, pegando muita gente, principalmente quem combate o tráfico, de surpresa.
A gente aqui do Pátio Hype separou uma lista com algumas dessas drogas bizarras que praticamente ninguém nunca ouviu falar, mas que são extremamente viciantes. E nem precisa dizer o quanto fazem mal para a saúde, certo?
Citrato de Fentanila
A substância parece complicada, mas tem um nome comercial bem simples aqui no Brasil: Fentanil. Conhecida como a “droga que matou o Prince”, trata-se de um analgésico muito mais potente que a própria morfina. Em doses muito pequenas, prescritas por médicos, alivia a dor e ajuda a dormir. Mas como também causa certa euforia no usuário, acaba causando dependência e sendo usada sem controle. Como a diferença entre a dose segura e a letal é muito pequena, várias são as mortes devido a essa droga.
Jenkem
Eu uma das drogas bizarras mais baratas – e nojentas! que existem. Trata-se de um resultando da fermentação de fezes e urina humana. O gás resultante é um inalante levemente alucinógeno. A droga é popular em países pobres como a Zâmbia, no qual as drogas mais “populares” são muito caras. Daí as pessoas acabam buscando alternativas e se tornam dependentes desse tipo de substância.
Burundanga
O nome é esquisito e o resultado, avassalador. Extraída de uma planta de flores brancas em formato de sino, Datura Stramonium, ela tem como principal substância a escopolamina, um potente relaxante. Ao ser misturado com outros componentes químicos, o resultado é uma droga tão potente que faz a pessoa parecer um zumbi. Ela perde a consciência, as vontades e o pior: a memória! Infelizmente, ela está se popularizando em golpes como o “Boa Noite Cinderela”, com o agravante de que a vítima não consegue se lembrar de absolutamente nada no dia seguinte.
Gás Freon
Outra das drogas buscadas por dependentes que não têm dinheiro é o gás freon, presente em ar-condicionados antigos, geladeiras e outros aparelhos de refrigeração. Ao ser inalado, os usuários têm alucinações, tonturas e podem ficar inconscientes. E, de novo, nem precisa dizer que os danos cerebrais são sérios, certo?
Flakka
Uma das drogas bizarras mais temidas da atualidade, juntamente com o Krokodil. As duas têm atuação parecida, porém o Flakka causa um comportamento extremamente agressivo e paranoico no usuário. Dizem que, em casos extremos, ele pode levar ao canibalismo. A temperatura do usuário sobe e ele fica em um permanente estado febril, com mais de 38°C. Isso pode levar a arritmia cardíaca e outros problemas.
Mais uma vez, nem precisa dizer que sequer experimentar qualquer uma dessas substãncias é extremamente perigoso e não recomendado. Nem “só por diversão”!.
Fotos: Reprodução