Conforme o responsável pela Sala de Gestão de Resíduos Sólidos da Assembleia Legislativa, Eugênio Paccelli, a Casa é geradora de material reciclável e faz as doações como forma de ajudar entidades que se utilizam desses utensílios. “A Assembleia faz o descarte ecologicamente adequado dos materiais, ajudando o meio ambiente e também pessoas que tiram proveito e trabalham com a reciclagem”, esclareceu.
A presidente da Aran, Maria Conceição da Silva Sousa, ressaltou que a doação vai ajudar na geração de trabalho e renda dos catadores de materiais recicláveis. “É uma iniciativa muito importante da Assembleia Legislativa. Toda a doação é rateada entre as 25 famílias de catadores da Aran. O material reciclável é a única renda deles e somos gratos pela ajuda”, enfatizou. Assembleia Legislativa do Ceará foi o primeiro Parlamento estadual do País a aderir à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), que visa estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão socioambiental em suas atividades rotineiras. E é também o único parlamento do Brasil a ter o Selo Verde, atestado pelo Ministério do Meio Ambiente. A Casa aderiu à Agenda A3P, do Ministério do Meio Ambiente, em 2012 e renovou a adesão em 2017.
Além da Aran, localizada no bairro Bom Sucesso, em Fortaleza, já foram beneficiadas a Associação Ecológica dos Catadores de Materiais Recicláveis da Serrinha (Acores), Associação dos Catadores do Jangurussu (Ascajan), Sociedade de Reciclagem de Lixo da Comunidade do Pirambu (Socrelp), em Fortaleza, e a Associação Reto à Esperança, de Aquiraz.
Um ótimo exemplo, que pode e deve ser seguido por cada vez mais instituições. Aproveitamos aqui para deixar a pergunta: E você? Que destino tem dado ao seu lixo?
Fotos: Reprodução