Spotify lista as 5 músicas mais tristes da história…

Entretenimento|Música|Polêmica

Quais as músicas mais tristes do mundo para você? Aquelas que lembram o final do seu último namoro? As que fazem você pensar em alguém querido que já deixou este mundo? O as que, aparentemente sem motivo nenhum, deixam você para baixo, como se não houvesse amanhã?

Pois bem, o aplicativo de streaming de música, Spotify, tentou encontrar um jeito de elencar as cinco músicas mais tristes da história – ou pelo menos de 1958 até hoje. E como ele fez isso? Através de tecnologia e com o uso dos famosos algoritmos.

Eles incluíram metadados ligados a cada uma das mais de 35 milhões de músicas que existem na plataforma. Entre os dados acrescentados, havia uma espécie de “pontuação” para cada melodia, que valia entre 0 e 1.  “As faixas com alta valência soam mais positivas, alegres e eufóricas; e as com baixa soam de maneira negativa, triste, deprimidas e às vezes inclusive zangadas”, disse um representante do Spotify à rede jornalística internacional BBC.

Feito isso, os dados resultantes foram avaliados e o resultado foi que, as cinco músicas mais tristes da história do Spotify são essas:

1. The First Time Ever I Saw Your Face – Roberta Flack (1972)

2. Three Times a Lady – Commodores (1978)

3. Are You Lonesome Tonight? – Elvis Presley (1960)

4. Mr. Custer – Larry Verne (1960)

5. Still – Commodores (1979)

Fica aqui uma pergunta: a canção de Roberta Flack, que ficou em primeiro lugar, não é exatamente assim, tão triste, não acham? Seriam as máquinas, de fato, capazes de medir algo tão subjetivo quanto a tristeza, a nostalgia, o banzo que existe em cada um de nós? Conta para a gente: qual seria a sua lista com as cinco músicas mais tristes da sua história?

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter