Você é do tipo dog person, ou seja, daquelas pessoas que amam cachorros? Ou está mais para cat person, aquele tipo de gente que simplesmente não resiste a um gatinho? Seja como for – ou até mesmo se você amar qualquer tipo de bichinho de estimação, seja gato, cachorro, papagaio, etc… -, este local no Japão vai deixar você enlouquecido! Você já ouviu falar na Ilha dos Gatos?
O nome oficial da região é Ilha de Aoshima, uma pequena porção de terra situada na Prefeitura de Ehime, no Japão. A história da Ilha dos Gatos, além de engraçada, chega a ser um tanto assustadora. Isso porque ela nunca foi uma região muito povoada, principalmente por ser pequena. Seu ápice populacional foi durante a 2ª Guerra, quando muitos japoneses foram para lá fugindo da fome e da falta de emprego nas grandes cidades japonesas.
Para você ter uma ideia, cerca de 700 pessoas moravam lá nessa época – e isso foi considerado um março de superlotação na ilha. Pois bem, a guerra acabou e, aos poucos, as pessoas foram retornando para seus locais de origem. Hoje, vivem apenas cerca de 50 pessoas na região.
Sim, mas… E os gatos da Ilha dos Gatos?
De lá para cá, a ilha acabou passando por uma infestação de ratos. E como a principal atividade econômica do local é a pesca, os ratos foram uma grande dor de cabeça para a pequena população. Então eles resolveram trazer alguns gatos para lidar com os roedores. Acontece que a ilha é extremamente tranquila, não possui sequer hotéis e pousadas, e praticamente não há tráfego de carros.
Ou seja, não há predadores para os bichanos! O resultado foi que o problema com os ratos foi solucionado, mas daí foram os gatos que passaram a infestar a ilha! Eles vivem pelas ruas e construções abandonadas do lugar, se reproduzindo livremente. Há um projeto do governo para castrar todos os animais, mas até agora, apenas cerca uma pequena parcela dos bichinhos passaram pelo procedimento.
Nem precisa dizer que, com tudo isso, o destino virou atração turística no Japão, mesmo sem oferecer nenhum tipo de hospedagem ou estrutura para o turismo! Os amantes de felinos vão até a Ilha dos Gatos ver de perto essa gigantesca população de gatinhos. São mais de cem bichanos pelo chão!
Ai, quanto gatinho fofo!!!
Fotos e vídeo: Reprodução