Plante uma árvore e ajude o planeta!

EcoFriendly|Sustentabilidade

[youtube width=”600″ height=”344″]http://www.youtube.com/watch?v=Ovzgv6Z0_GU&feature=player_embedded[/youtube]

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, PNUMA, tem um programa que motiva a plantação de 7 Bilhões de Árvores em todo o mundo. A notícia boa é que essa meta já foi superada, e pode ser ainda mais! Se você ainda não plantou uma árvore, essa é hora. Junte a família, os amigos, os vizinhos e plante quantas árvores forem possíveis. O ato de plantar árvores, principalmente frutíferas, ainda é muito praticado por pessoas que moram no interior, mas á cada vez mais comum a quem vive em áreas urbanas. Uma forma de tirar o tom cinza das grandes cidades, embelezar o ambiente e respirar um pouquinho de ar mais puro.

Não há muitos segredos para se plantar uma árvore, mas é preciso estar atento a algumas dicas para que a muda possa vingar e sua plantação não seja frustrada. Para plantar uma árvore é preciso conhecer o lugar da plantação e também a espécie que vai ser plantada. Se estiver muito próximo a casas, muros ou qualquer outro tipo de edificação, o ideal é usar árvores que não tenham muitas raízes e que não cresçam muito. Se você tem um grande quintal, sítio ou coisa do tipo, não tem problema, pode plantar espécies que cresçam mais ou que sejam frutíferas. O No Pátio preparou um passo a passo para quem é iniciante no quesito plantação.

Como plantar
1 – Escolha do local para plantio da muda.
– O local para plantio da muda deve ter espaço suficiente para que a futura árvore possa desenvolver a sua copa;
– A distância mínima entre uma muda e outra ou mesmo entre a muda e uma casa, deve ser no mínimo de 5,0 metros;
– Deve-se evitar também o plantio da muda sob a linha de energia elétrica.

2 – Preparo da cova de plantio
– A cova (buraco) onde será plantada a muda deve ter as dimensões de:
– 60 cm x 60 cm de boca;
– 60 cm de profundidade;
– Ao abrir a cova, a terra retirada deve ser aproveitada para o enchimento do buraco.

3 – Adubação
– Para garantir um melhor crescimento da muda, é recomendável que se faça uma adubação na cova antes do plantio utilizando-se 150 gramas de calcário, 200 gramas de superfosfato simples e adubo orgânico (esterco) bem curtido.
– Primeiro faz-se a mistura de 3 partes de terra com uma parte de adubo orgânico e depois acrescenta-se o calcário e o superfosfato.
– Essa mistura deve ser utilizada no enchimento da cova.
– O calcário e o superfosfato simples podem ser encontrados nas lojas que vendem plantas, produtos agrícolas ou mesmo em alguns supermercados.

4 – Preparo da muda
– No momento do plantio, a embalagem (saco plástico ou outros) que envolve a muda deve ser retirada com cuidado para que o torrão que protege as raízes não se quebre.
– Para facilitar a retirada, segure a muda deitada com uma mão e com a outra, utilizando objeto de corte (faca, tesoura) corte o saco plástico no sentido boca-fundo e com cuidado retire a embalagem plástica.

5 – Para finalizar
– Depois de tudo isso é só você cobrir a raiz da muda com a terra que você retirou do buraco e cuidar com carinho da sua árvore.

Com essas dicas fica mais fácil colocar a mão na massa e plantar a sua árvore, fazendo a sua parte por um planeta melhor!

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter