Seguindo a programação de exposição, a mostra “Imagens que Ardem” agora é inaugurada no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – TJCE, após exibição na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará – ESMEC. Está é a primeira exposição itinerante do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) e traz fotos icônicas da Coleção Paula e Silvio Frota, que registram o período da ditadura militar.
A abertura será dia 19 de outubro, às 11h, e fica aberta para visitação durante um mês. Em seguida, será encerrada no Fórum Clóvis Beviláqua. São 50 fotografias feitas por Evandro Teixeira, Juca Martins e Orlando Brito, que contam fatos marcantes do período da política brasileira, compreendido entre os anos 1964 e 1985, em que os militares governaram o país.
A mostra tem curadoria do fotógrafo Silas de Paula, membro do Conselho Curador do Museu. Para ele, os registros são uma descrição aguda e pessoal da ditadura militar, onde as relações imaginárias entre o real que a foto mostra e o que o sujeito viveu, fundem-se e revelam que abolir o dissenso é banir a subjetivação política, reduzindo a política ao policial. “As fotos desses grandes mestres ardem em nosso imaginário onde ambiguidades são replicadas, mas entre sonho e realidade percebemos que – mais do que nunca – é necessário olhar o futuro, tendo em vista o passado, para trabalharmos o presente”, afirma.
Em todos os lugares por onde passa a exposição itinerante tem visitação gratuita e aberta ao público.
SERVIÇO:
Exposição Itinerante Museu da Fotografia – TJCE
Período: início em 19/10 – segue em exposição por um mês
Horário: 8 às 18h – segunda à sexta-feira
Local: Tribunal de Justiça do Estado do Ceará
Endereço: Av. General Afonso Albuquerque Lima, S/N. – Cambeba CEP: 60822-325 – Fone:
Fone: (85) 3207-7000
Visitação: gratuita
Mais informações: (85) 3017-3661
Fotos: Reprodução / Fonte: Museu da Fotografia