5 formas de lidar com a culpa que acompanha a maternidade

Comportamento|Crianças|Mulher

“Trabalho muito, treino e estou tentando ser a melhor atleta possível”, escreveu ela. “Mas isso significa que, apesar de estar com [Olympia] todos os dias da vida dela, não sou tão presente quanto gostaria.” Essa é a fala da atleta e mãe Serena Williams, que perdeu o momento em que sua filha, Alexis Olympia Ohanian Jr., deu seus primeiros passos enquanto Serena estava treinando.

Atualmente, é fácil encontrar uma mamãe que está sentindo culpa por estar em falta com os filhos. Por esse motivo, o Pátio Hype trouxe cinco conselhos de mães e pesquisadores do tema para combater esse sentimento tão comum. Confere aí!

1.Separar um tempo para você também é uma vitória para a família

O sentimento que as mamães sentem ao separar um tempo para si mesmas não é o mais divertido do mundo, mas ter esse tempo para si é tão importante quando dedicar tempo aos filhos. Após ir ao cabeleireiro ou fazer uma viagem, por exemplo, é possível recarregar as energias e voltar ainda melhor para cuidar dos pequenos. Não fique invisível para você mesma, essa é uma armadilha perigosa.

2.Se você trabalha, seu motivo para sair de casa é válido

Mamães que precisam voltar ao trabalho sentem culpa e um conflito enorme, assim como a culpa de não estar presente em alguns momentos importantes da vida do filho ao ter que fazer uma viagem a trabalho, porém, também é preciso mostrar que a mamãe precisa trabalhar. Não fique remoendo a decisão de voltar ao trabalho, se é isso que você deseja fazer, ser mãe não é 100% da sua identidade, mas tornou-se parte de quem você é, apesar de ser a melhor parte, não é a única.

3.Pare de tentar ser a mãe “perfeita” de Hollywood

Você se sente bastante questionada sobre a pressão que colocam sobre você como mulher e como mãe? Que tal dar uma olhada na mãe “perfeita” que a mídia retrata? Perceba que elas são sempre perfeitas, mulheres que conseguem tudo: ser mãe, ter uma carreira e família incríveis. Entretanto, é preciso estar atenta que isso não significa que você deve fazer tudo, pois ninguém consegue fazer esse papel sozinha, é necessário apoio. Aceite que você não vai conseguir dar 100% o tempo todo, 80% costuma ser o suficiente. Jogue fora a ideia da perfeição!

4.Há muito mais por trás dos posts perfeitos nas redes sociais

As redes sociais tendem a levar muitas mães a se compararem umas com as outras. Celebridades com seus corpos perfeitos após dar a luz, amigas com fotos de festas de aniversários perfeitos no Instagram. Nesse momento, você se pergunta, “por que eu não consigo?” e você não está se comparando com as celebridades, mas com as amigas e vizinhas. O conselho é: exclua a palavra “deveria” do seu vocabulário. Pois é assim que tudo começa, “eu deveria estar fazendo aquele bolo” ou “eu deveria estar me dedicando aquele projeto”. Lembre-se, todos passam por momentos difíceis também.

5.Permita-se fazer tudo errado

Aprenda a se permitir a tomar decisões sem ter medo de se achar uma péssima mãe. Ao chegar no finalzinho de uma apresentação do seu filho, não se culpe, pense: “eu tentei e agora estou aqui”. Aceite e o sentimento de culpa não fará mais parte da sua vida.

Está passando por essa fase? Converse com outras mamães, compartilhe como você se sente e verá que você não é a pior mãe do mundo, todas as mamães passam por isso e assim, juntas, vocês poderão ser ainda melhores.

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter