Esse menino peruano tem treze anos, mas aos sete, ele já fundou um banco

Hype do Bem|Hype por Aí|Hypeando

A vida anda difícil? Não está fácil juntar dinheiro, a crise está brava, não sabe mais o que fazer para economizar? É, a coisa anda complicada mesmo… Mas, um menino no Peru conseguiu visualizar uma forma de ajudar várias crianças de sua comunidade. E sabem como? Fundando um banco!

Jose Adolfo Quisocala Condori é um menino de 13 anos que vive em Arequipa, no Peru. Aos sete anos de idade, sua veia empreendedora aflorou. Ao notar que as crianças da sua rua não economizavam nada do que ganhavam de mesada, ele resolveu abrir um banco de poupança. Nascia assim o Bartselana Student Bank.

A ideia saiu do papel em 2012 e hoje já atende a mais de duas mil crianças! A coisa funciona assim: ao abrir a “conta”, a criança estipula um valor que ela quer economizar. O dinheiro é depositado e somente poderá ser retirado quando a meta for atingida.

A família de Jose sempre teve o hábito de poupar dinheiro, então, para o menino, não apenas manter como expandir e ensinar essa prática foi simples. Mas mais do que educação financeira, o menino ainda dá show de compromisso ambiental. Isso porque, para abrir uma conta no Bartslana, é preciso, além do dinheiro, entregar cinco quilos de lixo reciclável.

Com isso, somente entre entre 2012 e 2013, o banco criado por Jose arrecadou uma tonelada de material reciclável. Isso sem falar na economia para 200 crianças na escola do garoto. Hoje, com 13 anos, Jose é procurado por grandes instituições financeiras para fechar parcerias. Agora, além da poupança, ele também oferece seguros, empréstimos e investimentos. Parece coisa de gente grande, hein?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter