O sistema público de saúde do Brasil teve avaliação negativa pela população. Uma parcela de 61% considera que o sistema é ruim ou péssimo. A pesquisa “Retratos da Sociedade Brasileira: Saúde Pública” foi divulgada nesta quinta-feira (12), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e feita em parceria com o Ibope. O estudo revela ainda que 85% das pessoas que foram ouvidas não veem avanços na saúde brasileira. Dados que vão na contramão das muitas unidades de saúde que o Governo Federal anuncia ter construído e do outro montante que está em contrução ou com construção prevista.
No Brasil, 68% da população tem os hospitais públicos como a única ou principal fonte de serviços de saúde. A avaliação para quem usa o sistema de saúde pública oferecido pelos municípios apurou também que 54% desses usuários acham que o serviço é ruim ou péssimo. Nos últimos 12 meses, 61% da população preicsou utilizar algum serviço de saúde. Mesmo com a maioria das pessoas sendo favoráveis a mais investimentos (95%), quase ninguém é a favor de que exista um outro imposto para ajudar a suprir essa carência (4%).
A região Nordeste é a segunda pior avaliada, com 59% da população que acha que o serviço é ruim ou péssimo, seguida da região Norte/Centro-Oeste (57%) e Sul (54%). O Sudeste foi a região do país com maior reprovação, 65%. Ao todo, foram ouvidas 2.002 de 141 municípios brasileiros, entre 16 e 20 de setembro do ano passado. Mais que cobrar novos impostos ou aumentar investimentos, o Brasil precisa deter o maior culpado de toda essa história: a corrupção. A todo tempo milhões em investimentos são desviados, impedindo que projetos sérios que vão garantir os direitos do povo possam ser afetivados.
Foto: Reprodução.