Hoje o Hype traz mais boas notícias relacionadas a questão da mobilidade e do transporte público em nossa cidade! O prefeito Roberto Cláudio visitou, na tarde desta segunda-feira (26), a fábrica da Scania no Brasil, sediada na cidade de São Bernardo do Campo (SP). Recebido pelo presidente da companhia, Christopher Podgorski, e acompanhado do secretário de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza (SCSP), João Pupo, do secretário executivo da SCSP, Luiz Alberto Sabóia, e da coordenadora de Relações Internacionais e Federativas da Prefeitura de Fortaleza, Patrícia Macedo, o prefeito Roberto Cláudio tratou do interesse da Prefeitura de Fortaleza em implantar um projeto piloto com linhas de ônibus urbano que utilizem o biometano como combustível.
“Já tomamos a decisão política de inovar na área do transporte coletivo. A ideia é que ainda no próximo ano já possamos ter linhas de ônibus com veículos que sejam abastecidos com biometano e, aqui na Scania, eles já dominam a tecnologia que pode garantir a Fortaleza mais uma conquista importante no capítulo do transporte sustentável, uma tendência mundial”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio, destacando que a Capital já conta com a planta de produção de biogás no aterro sanitário, e a Cegás com uma rede capilarizada de distribuição, o que facilita o investimento. O projeto deve ocorrer em parceria com o Governo do Estado, via Cegás, e o aterro sanitário.
Para o presidente da Scania, a parceria com a Prefeitura de Fortaleza “alinha-se com o que a companhia já pratica como filosofia empresarial de trabalhar na perspectiva do transporte sustentável, com eficiência energética e combustíveis alternativos. São valores muito caros para a nossa organização e estamos à disposição para esse avanço no transporte coletivo de Fortaleza”.
Os secretários João Pupo e Luiz Alberto já saíram da reunião com a tarefa de trabalhar junto com o diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Scania, Gustavo Bonini, na elaboração de um calendário que garanta a Fortaleza a incorporação dessa tecnologia ao sistema de transporte coletivo até o primeiro semestre de 2019.
Com mais linhas de transporte sustentáveis como os ônibus movidos a biogás, quem ganha é a capital cearense e toda a população. Torcemos para que o projeto se torne cada vez mais real no dia a dia dos fortalezenses!
Fotos: Reprodução